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FOTOGRAFIAS DE DESTINO CRIADOS POR IA, FORMAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS E AUTENTICIDADE: INFLUÊNCIA NA INTENÇÃO DE VISITA, E-WOM E DISPOSIÇÃO PARA PAGAR PREMIUM

Aluno: Margarida Alexandra Águas Silva


Resumo
No mundo atual, a inteligência artificial (IA) tem vindo a crescer a uma velocidade exponencial, impactando diversas áreas da sociedade. Para muitos, é um símbolo de confiança; para outros, uma possível ameaça. A sua introdução no setor do turismo ocorre a vários níveis, desde a personalização da experiência até à automação de serviços. As viagens não são exceção e têm vindo a alterar a forma como os consumidores interagem com os destinos, desde o planeamento dos seus itinerários à tomada de decisões. Especificamente, a capacidade da IA em criar fotografias de destinos fictícios ou modificar as de destinos reais, podem tanto aperfeiçoar como distorcer a realidade e, assim, influenciar as expectativas dos viajantes. Nesse sentido, o estudo analisa a perceção de realismo de imagens visuais de destino criadas por IA, com ou sem rótulo de identificação, e as respostas dos consumidores. Investiga-se, ainda, a perceção de autenticidade e a formação de estereótipos de destino como variáveis mediadoras, e a confiança na IA como moderadora da relação. A investigação é de natureza quantitativa, tendo sido utilizado um questionário online em português, onde se obteve 742 respostas válidas. Os dados foram analisados com recurso ao software IBM SPSS, segundo o Teste T para amostras independentes, One-way ANOVA, General Linear Model e ao Macro Process. Os resultados mostram que fotografias sem rótulo são percecionadas como mais realistas, e estão associadas a níveis mais elevados de autenticidade percebida e de formação de estereótipos positivos que por sua vez levam a respostas mais positivas dos consumidores. Verifica-se, ainda, que, com o aumento da confiança na IA, o impacto negativo da rotulagem sobre esses mediadores reduz. Os insights obtidos são relevantes para profissionais de marketing e turismo, evidenciando que a IA pode ser uma aliada na gestão da imagem visual dos destinos.


Trabalho final de Mestrado