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O Impacto da Experiência em Loja Física na Satisfação do Cliente: uma Análise da Utilização de Self Check-Out no Retalho de Moda

Aluno: Carolina Maria BasÍlio Mendes


Resumo
O presente estudo tem como objetivo a análise do impacto das diferentes dimensões da experiência de compra em lojas físicas de retalho de moda na satisfação do cliente e consequente intenção de retorno. A relevância do estudo prende-se no contexto atual da indústria do vestuário, marcado pela constante introdução de tecnologias self service. Neste sentido, a investigação foca-se particularmente na aceitação das máquinas de self check-out por parte do cliente, com base nas lojas físicas das marcas Zara, Pull&Bear, Stradivarius, Bershka e C&A O estudo recorreu a uma metodologia quantitativa, conduzida através de um inquérito por questionário online. A amostra contou com um total de 140 respostas válidas, sendo a análise dos dados realizada com recurso ao método de modelação por equações estruturais com mínimos quadrados (PLS-SEM), permitindo testar as hipóteses formuladas. Os resultados evidenciam um impacto significativo do ambiente interno e a interação com os funcionários na satisfação do cliente. Adicionalmente, verifica-se que tanto a utilidade percebida como a facilidade de uso percebida das máquinas self check out influenciam positivamente a atitude dos consumidores face à sua utilização. Esta atitude, por sua vez, influencia significativamente a satisfação, que se relaciona diretamente com a intenção de retorno à loja física. Em contrapartida, as variáveis referentes ao valor e variedade do merchandise e presença e interação com outros clientes não demonstraram significância estatística no aumento da satisfação. A nível académico, o presente estudo contribui para um melhor entendimento das dinâmicas da experiência de compra em loja física e comportamento do consumidor no retalho de moda. A nível prático, os resultados fornecem direções relevantes para gestores de moda, permitindo-lhes repensar e adaptar estratégias de gestão de tecnologias self service, preservando a importância do fator humano na experiência de compra.


Trabalho final de Mestrado