Aluno: Beatriz Da Silva Coelho
Resumo
O presente estudo tem como propósito central compreender como os
fornecedores influenciam o desenvolvimento de um projeto de marketing digital.
Com um quadro teórico assente em redes, relacionamentos empresariais e
papéis dos atores, procura-se detalhar a motivação para o projeto e o papel dos
fornecedores nos desafios associados à digitalização do grande retalho.
Desenvolve-se um caso de estudo centrado no desenvolvimento de um
projeto de marketing digital pela Auchan. É um estudo de natureza exploratória
que procura preencher uma lacuna na literatura sobre como as marcas
incentivam o conteúdo autêntico e como uma comunidade digital é desenvolvida
no mercado de retalho português. . A recolha de dados foi longitudinal, incluindo
entrevistas semiestruturadas, seis meses de observação direta e uma análise de
dados secundários.
A Auchan sendo uma das maiores cadeias de distribuição em Portugal,
lançou a “Auchan Creators” como resposta a uma necessidade estratégica,
transformar clientes em embaixadores digitais da marca, apostando em
conteúdo genuíno, pequenos influenciadores e a gamificação da colaboração.
A implementação não é exclusivamente interna, tendo como principal
fornecedor a The Brand Affair (TBA), a agência de meios. A Auchan é a
Provedora da Visão, enquanto a TBA é a Intermediária Operacional e Técnica.
Já os criadores contam com o papel de Consumidores Ativos, sendo a fonte de
autenticidade e o coração da comunidade.
Os principais desafios residem na limitação de recursos humanos
internos, a implementação tecnológica e a dificuldade de monitorar KPI’s. O
estudo reconhece ainda limitações, tais como a novidade do projeto e a
dificuldade de mensuração.
Desta maneira, a digitalização de uma empresa, representa uma
mudança fundamental no retalho, passando de uma abordagem transacional
com os seus clientes para uma abordagem relacional e colaborativa.
Trabalho final de Mestrado