Search button

O PAPEL DOS FORNECEDORES EM PROJETOS DE MARKETING DIGITAL: O CASO DA AUCHAN E A CRIAÇÃO DA SUA PRÓPRIA COMUNIDADE

Aluno: Beatriz Da Silva Coelho


Resumo
O presente estudo tem como propósito central compreender como os fornecedores influenciam o desenvolvimento de um projeto de marketing digital. Com um quadro teórico assente em redes, relacionamentos empresariais e papéis dos atores, procura-se detalhar a motivação para o projeto e o papel dos fornecedores nos desafios associados à digitalização do grande retalho. Desenvolve-se um caso de estudo centrado no desenvolvimento de um projeto de marketing digital pela Auchan. É um estudo de natureza exploratória que procura preencher uma lacuna na literatura sobre como as marcas incentivam o conteúdo autêntico e como uma comunidade digital é desenvolvida no mercado de retalho português. . A recolha de dados foi longitudinal, incluindo entrevistas semiestruturadas, seis meses de observação direta e uma análise de dados secundários. A Auchan sendo uma das maiores cadeias de distribuição em Portugal, lançou a “Auchan Creators” como resposta a uma necessidade estratégica, transformar clientes em embaixadores digitais da marca, apostando em conteúdo genuíno, pequenos influenciadores e a gamificação da colaboração. A implementação não é exclusivamente interna, tendo como principal fornecedor a The Brand Affair (TBA), a agência de meios. A Auchan é a Provedora da Visão, enquanto a TBA é a Intermediária Operacional e Técnica. Já os criadores contam com o papel de Consumidores Ativos, sendo a fonte de autenticidade e o coração da comunidade. Os principais desafios residem na limitação de recursos humanos internos, a implementação tecnológica e a dificuldade de monitorar KPI’s. O estudo reconhece ainda limitações, tais como a novidade do projeto e a dificuldade de mensuração. Desta maneira, a digitalização de uma empresa, representa uma mudança fundamental no retalho, passando de uma abordagem transacional com os seus clientes para uma abordagem relacional e colaborativa.


Trabalho final de Mestrado