Aluno: Pedro Maria Calisto De Passos Ângelo Clemente
Resumo
No contexto altamente emocional do desporto, a fidelização dos adeptos e a conversão destes em sócios assume um papel crucial na sustentabilidade e crescimento dos clubes desportivos. Este estudo visa compreender os fatores que influenciam a decisão de adesão e permanência como sócio do Futebol Clube do Porto (FC Porto), destacando diferentes fatores que influenciam essa decisão.
A investigação, de natureza qualitativa, seguiu uma abordagem interpretativista e pragmática, com recurso a entrevistas semiestruturadas a adeptos, sócios e a um elemento da estrutura do clube, complementadas com a análise do atual programa de sócios. O conteúdo foi examinado com base nas teorias sobre a fidelização, comportamento do consumidor, identidade social, marketing de relacionamentos (CRM), feito com recurso ao programa MAXQDA.
Os resultados revelam que a fidelização transcende os benefícios diretos, sendo fortemente impulsionada por fatores como o amor ao clube, a identidade pessoal e social, a influência de familiares e o sentimento de propriedade em relação ao clube. Foram também identificadas algumas barreiras à conversão de adeptos em sócios, nomeadamente limitações financeiras, distância geográfica e baixa perceção de valor.
A nível académico, o trabalho aprofunda a relação entre lealdade comportamental e atitudinal, alargando o conhecimento sobre CRM no setor desportivo. Em termos práticos, propõe recomendações estratégicas aplicáveis, como a personalização da comunicação, a valorização da identidade coletiva e a digitalização da experiência associativa, contribuindo assim para o aumento e retenção do número de sócios no FC Porto e, potencialmente, noutros clubes com características semelhantes.
Trabalho final de Mestrado