Aluno: David Miguel Avelar PerdigÃo
Resumo
A crescente competitividade e a homogeneidade dos serviços no setor bancário destacam a necessidade das instituições se diferenciarem e fortalecerem a confiança dos consumidores. Neste contexto, a identidade visual, e em particular as cores, emergem como elementos estratégicos com potencial para influenciar a perceção dos consumidores. Assim, esse estudo visa analisar a relevância das cores na identidade visual das instituições bancárias para a perceção de diferenciação e investigar a sua influência na perceção de confiança, inovação e, consequente fidelização.
Para a realização deste estudo foi adotada uma abordagem dedutiva e cross-sectional. Através de um questionário online, com base num desenho experimental simples, obteve-se uma amostra válida de 192 inquiridos (não probabilística por conveniência), que foram aleatoriamente expostos a três versões distintas da identidade visual de uma instituição bancária fictícia – “Banco Lusitano”. A análise de dados foi efetuada através do software IBM SPSS Statistics 29.
Os resultados apurados indicam: 1) As cores utilizadas na comunicação influenciam positivamente a perceção da identidade visual, variando o seu impacto entre os diferentes estilos cromáticos; 2) A perceção da identidade visual tem um impacto positivo na perceção de diferenciação da instituição; 3) As cores influenciam positivamente a perceção dos consumidores, nomeadamente a cor azul foi associada a uma maior confiança enquanto o laranja (gradiente) foi percebido como mais inovador; 4) A perceção de confiança e a perceção de inovação influenciam positivamente a fidelização.
Do ponto de vista teórico, este estudo consolida a relação entre as variáveis em análise e contribui para preencher uma lacuna na literatura sobre a influência das cores no setor bancário. Numa perspetiva empresarial, evidencia-se a necessidade de alinhar as decisões cromáticas com os objetivos de comunicação da instituição para otimizar diferenciação, confiança, inovação e fidelização.
Trabalho final de Mestrado