Aluno: InÊs Martins HipÓlito
Resumo
Os social media marcam a atualidade pela sua influência nos jovens-adultos, nomeadamente quanto a ideais de beleza. Os influenciadores digitais detêm um papel essencial na promoção da aparência ideal, posicionando-se como uma referência e conduzindo os seus seguidores a comparar a sua própria imagem com a deles. Essa comparação tem impacto sobre a sua perceção corporal, autoestima e outros aspetos individuais, contribuindo para o desejo de modificarem o seu corpo. Assim sendo, os influencers revelam ser um fator importante na tomada de uma decisão estética, pelo que a dissertação se debruça sobre a implicação da comparação com a imagem dos influenciadores na autodiscrepância, autoimagem e autoestima dos consumidores, bem como na sua intenção final de realização de cirurgia plástica. Pretende-se também explorar qual é o papel que a utilização de filtros, os perfis de cirurgiões e clínicas de estética nas redes sociais, e o tipo de procedimento têm na decisão.
O presente estudo segue uma ótica de investigação qualitativa, de natureza exploratória, com recurso a uma amostra não probabilística por conveniência. Realizaram-se vinte entrevistas semiestruturadas: dezasseis com participantes entre os 18 e 35 anos e quatro com idades superiores a 35 anos. A análise dos dados recolhidos foi realizada com o apoio do software MAXQDA.
Através dos resultados obtidos, é possível verificar que os influenciadores têm uma forte influência na vontade de um indivíduo se submeter a uma intervenção estética, sobretudo quando existe uma exposição constante aos seus conteúdos, que promovem uma aparência irreal. Além disso, a existência de uma diferença entre o Eu Real e o Eu Ideal, uma distorção do próprio corpo e uma baixa autoestima, apresentam um papel importante na intenção de realizar um procedimento. Destaca-se ainda o impacto dos filtros, dos perfis de cirurgiões plásticos/clínicas de estética nas redes sociais, e do tipo de procedimento, alertando-se para as repercussões das imagens editadas, dos conteúdos que incentivam à cirurgia estética e da normalização das intervenções.
Do ponto de vista académico, o presente estudo permite colmatar uma lacuna de conhecimento, ao permitir a compreensão aprofundada do nível de influência, não só dos influenciadores digitais, como também de fatores individuais, que se encontra por detrás da tomada de uma decisão estética. Do ponto de vista empresarial, alerta para a responsabilidade ética na comunicação deste tipo de procedimentos, pelos influencers e pelos cirurgiões plásticos/clínicas de estética, e incentiva ao desenvolvimento de estratégias que combatam a divulgação de padrões de beleza irreais.
Trabalho final de Mestrado