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PRODUCT PLACEMENT NOS K-DRAMAS: A influência na intenção de compra do consumidor brasileiro

Aluno: Fernanda Garcia Im


Resumo
O presente trabalho foca-se na popularização da cultura coreana no Brasil, buscando compreender como as dimensões do Product Placement — como a integração do produto na narrativa, a conexão emocional com o personagem, o campo visual e grau de proeminência — influenciam a imagem da marca e a intenção de compra dos consumidores brasileiros. O estudo adota uma abordagem qualitativa, com amostragem intencional, envolvendo 19 entrevistas em profundidade para recolher dados primários do público feminino. Os resultados indicam que: (1) a narrativa é um especto valorizado entre as inquiridas, principalmente pelo seu apelo emocional; (2) a conexão com o personagem desempenha papel fundamental no desejo em experimentar o produto; (3) o campo visual relaciona-se diretamente com a lembrança da marca; (4) o grau de prominência desperta o interesse instantâneo em consumir, principalmente quando a exposição é explicita; (5) a imagem da marca é favorável na mente das consumidores, tendo poucas associações negativas; (6) por fim, existe uma vontade imensa entre as participantes de experimentar e comprar os produtos que aparecem dentro dos k dramas, seja pela atração visual ou pelo desejo de experienciar aspetos culturais do país. Do ponto de vista académico, este estudo contribuiu para a literatura da colocação do produto, ao fornecer informações relevantes sobre um público ainda pouco explorado. No âmbito empresarial, ofereceu insights valiosos para que os gestores e profissionais de marketing possam potencializar as suas estratégias de colocação de produtos dentro das produções audiovisuais, bem como desenvolver oportunidades de negócio.


Trabalho final de Mestrado