Aluno: Fernanda Garcia Im
Resumo
O presente trabalho foca-se na popularização da cultura coreana no Brasil, buscando compreender
como as dimensões do Product Placement — como a integração do produto na narrativa, a conexão
emocional com o personagem, o campo visual e grau de proeminência — influenciam a imagem
da marca e a intenção de compra dos consumidores brasileiros. O estudo adota uma abordagem
qualitativa, com amostragem intencional, envolvendo 19 entrevistas em profundidade para
recolher dados primários do público feminino. Os resultados indicam que: (1) a narrativa é um
especto valorizado entre as inquiridas, principalmente pelo seu apelo emocional; (2) a conexão
com o personagem desempenha papel fundamental no desejo em experimentar o produto; (3) o
campo visual relaciona-se diretamente com a lembrança da marca; (4) o grau de prominência
desperta o interesse instantâneo em consumir, principalmente quando a exposição é explicita; (5)
a imagem da marca é favorável na mente das consumidores, tendo poucas associações negativas;
(6) por fim, existe uma vontade imensa entre as participantes de experimentar e comprar os
produtos que aparecem dentro dos k dramas, seja pela atração visual ou pelo desejo de experienciar
aspetos culturais do país. Do ponto de vista académico, este estudo contribuiu para a literatura da
colocação do produto, ao fornecer informações relevantes sobre um público ainda pouco explorado.
No âmbito empresarial, ofereceu insights valiosos para que os gestores e profissionais de
marketing possam potencializar as suas estratégias de colocação de produtos dentro das produções
audiovisuais, bem como desenvolver oportunidades de negócio.
Trabalho final de Mestrado