Aluno: Duarte Soares De Abreu GonÇalves Bernardo
Resumo
Este Trabalho Final de Mestrado tem como finalidade realizar um Plano de Marketing para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), com objetivo de contribuir para o desenvolvimento do futebol feminino em Portugal. A Federação Portuguesa Futebol é entidade que age como órgão dirigente e regulador do futebol em Portugal, organizando a seleção nacional e as respetivas ligas. O futebol feminino tem crescido em popularidade e mediatismo ao redor do globo, no entanto ainda existem várias barreiras que impedem a modalidade de chegar ao seu verdadeiro potencial. Algumas destas barreiras vêm de perceções negativas que ainda existem em relação ao desporto feminino, de um investimento baixo comparando com a contraparte masculina e em estratégias de comunicação, que muitas vezes não conseguem atrair novos públicos.
A conceção deste plano de marketing proporciona uma ferramenta útil para a Federação Portuguesa de Futebol, sugerindo estratégias de marketing para cada um dos pontos presentes nos 7ps do marketing-mix de serviços. Os objetivos específicos do projeto procuram: 1) Analisar a situação atual da Federação Portuguesa de Futebol; 2) Caracterizar o comportamento de compra do adepto de futebol feminino; 3) Determinar o dispositivo de segmentação, targeting e posicionamento (STP) que a Federação Portuguesa de Futebol deve adotar 4) Determinar objetivos e estratégias de Marketing para a Federação Portuguesa de Futebol para o ano de 2026; 5) Aferir quais as entidades patrocinadoras e ações de redes sociais fundamentais recomendadas .
O projeto caracteriza-se por um estudo fundamentalmente descritivo, recorrendo a uma estratégia de investigação de case study para perceber o contexto vivido pelas equipas de futebol feminino e quais as suas implicações para a modalidade. O presente estudo segue uma abordagem mista, mais especificamente uma abordagem explanatória sequencial, onde se começa de forma quantitativa com um questionário por inquérito e se passa depois para uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas a dirigentes de clubes de futebol feminino. Nestes, foram identificadas barreiras ao crescimento do futebol feminino, que tentarão ser mitigadas através da proposta de várias estratégias de marketing-mix.
Trabalho final de Mestrado