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Tecnologias analógicas nas diferentes gerações: perceção de valor e motivações de consumo

Aluno: Matilde Pereira Bicho


Resumo
O estudo desenvolvido centra-se na análise da perceção de valor atribuída, por diferentes gerações de consumidores, a produtos analógicos, nomeadamente gira-discos de vinil e máquinas fotográficas analógicas, e consequentemente, às motivações que conduzem ao seu consumo. Com base numa abordagem qualitativa, foram realizados focus group segmentados por geração e perfil de utilização, recorrendo ainda a técnicas de complemento, associação, ordenação de fotografias e expressivas para estimular a reflexão individual e captar dimensões mais simbólicas e emocionais associadas a estes objetos. Os resultados revelam que, embora existam diferenças geracionais na forma como estes produtos são experienciados e valorizados, as mesmas não se mostram determinantes por si só, uma vez que, na verdade, fatores como as memórias afetivas, ligações familiares e contexto sociocultural dos indivíduos são destacados como elementos-chave na atribuição de valor e desejo de consumo analógico. Deste modo, verifica-se uma reinterpretação contemporânea destes objetos analógicos, associada à procura por autenticidade, diferenciação estética e alternativa ao ritmo acelerado e ao imaterialismo do digital. Adicionalmente, os participantes demonstraram consciência dos ciclos associados às modas, antecipando a possibilidade de objetos atualmente obsoletos virem a adquirir, no futuro, um novo estatuto simbólico. Concluindo, a investigação conduzida contribui, assim, para um entendimento mais aprofundado das dinâmicas emocionais, culturais e simbólicas que sustentam o reaparecimento do consumo analógico, abrindo caminho a novas possibilidades no que toca ao marketing orientado para valor simbólico e experiencial.


Trabalho final de Mestrado