Aluno: Matilde Pereira Bicho
Resumo
O estudo desenvolvido centra-se na análise da perceção de valor atribuída, por diferentes
gerações de consumidores, a produtos analógicos, nomeadamente gira-discos de vinil e
máquinas fotográficas analógicas, e consequentemente, às motivações que conduzem ao seu
consumo. Com base numa abordagem qualitativa, foram realizados focus group segmentados
por geração e perfil de utilização, recorrendo ainda a técnicas de complemento, associação,
ordenação de fotografias e expressivas para estimular a reflexão individual e captar dimensões
mais simbólicas e emocionais associadas a estes objetos.
Os resultados revelam que, embora existam diferenças geracionais na forma como estes
produtos são experienciados e valorizados, as mesmas não se mostram determinantes por si só,
uma vez que, na verdade, fatores como as memórias afetivas, ligações familiares e contexto
sociocultural dos indivíduos são destacados como elementos-chave na atribuição de valor e
desejo de consumo analógico. Deste modo, verifica-se uma reinterpretação contemporânea
destes objetos analógicos, associada à procura por autenticidade, diferenciação estética e
alternativa ao ritmo acelerado e ao imaterialismo do digital.
Adicionalmente, os participantes demonstraram consciência dos ciclos associados às modas,
antecipando a possibilidade de objetos atualmente obsoletos virem a adquirir, no futuro, um
novo estatuto simbólico.
Concluindo, a investigação conduzida contribui, assim, para um entendimento mais
aprofundado das dinâmicas emocionais, culturais e simbólicas que sustentam o reaparecimento
do consumo analógico, abrindo caminho a novas possibilidades no que toca ao marketing
orientado para valor simbólico e experiencial.
Trabalho final de Mestrado