Aluno: Yanyu Liu
Resumo
Com o desenvolvimento das redes sociais, o marketing de influenciador tornou-se cada vez mais popular. Adicionalmente, a popularidade do marketing de influenciadores no setor dos produtos de beleza é significativa. O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto dos influenciadores na intenção de recompra de produto de beleza e comparar o efeito moderador da cultura chinesa e portuguesa nesse impacto.
Utilizou-se uma abordagem quantitativa que integra o modelo SOR (Estímulos-Organismo-Resposta). No total, 695 respostas válidas foram identificadas neste estudo. O estudo utiliza regressões lineares múltiplas e simples, bem como o macro process para analisar os dados.
O estudo visa a investigar o impacto da credibilidade da fonte, da homofilia e da originalidade do conteúdo na relação parassocial entre influenciadores e os seus seguidores em relação aos produtos de beleza, a ligação entre a relação parassocial e a atitude à marca e a relação entre a atitude à marca, e a intenção de recompra. Por fim, compara-se o efeito moderador da cultura chinesa e portuguesa nessa última relação. Os resultados fornecem uma confirmação de todas as relações propostas no modelo conceptual. O presente estudo apresenta uma contribuição dual: na vertente acidémica, visa enriquecer a literatura relativamente a marketing de influenciadores existentes; na vertente prática, tem como objetivo orientar os profissionais nas melhorias das suas campanhas de marketing de influenciadores.
Trabalho final de Mestrado