Aluno: Bernardo Maria Cortez Marques Nogueira Da GraÇa
Resumo
O desperdício alimentar é um problema de bastante relevo em todo o mundo, e sobretudo
em Portugal, que desperdiça o dobro dos alimentos, comparativamente com a média
mundial. As redes sociais são cada vez mais importantes na comunicação das
organizações com as massas, através do marketing de conteúdo, fundamental no alcance
de engagement com o público. Perante este cenário, este estudo pretende compreender a
forma como o marketing de conteúdo impacta o engagement dos utilizadores e a sua
sensibilização para este tema. Através de um estudo experimental netnográfico
envolvendo 104 publicações no Instagram, foram analisados os posts da maior conta
ligada à consciencialização do desperdício alimentar, a Too Good To Go. Esta análise foi
elaborada com o objetivo de explorar os diferentes formatos do marketing de conteúdo,
em termos de apelo, formato de média, tópico e tipologia da mensagem, e o seu impacto
no engagement dos utilizadores. Foi também analisado o sentimento partilhado nos
comentários entre a empresa e o seu público. Os resultados indicam que posts em formato
de vídeo geram maior engagement que publicações contendo imagens, e que o tópico de
receitas suscita uma maior interação que os outros tópicos identificados, destacando-se
também as publicações com outras contas identificadas, que obtiveram a maior taxa
média de engagement.
Trabalho final de Mestrado