Aluno: Bruna Sofia Correia Justo
Resumo
Apesar do crescimento exponencial do padel em Portugal nos últimos anos, os consumidores têm demonstrado poucas intenções de revisitar os clubes, frequentando, por vezes, mais de oito clubes. Neste sentido, a presente investigação teve como objetivo estudar o impacto do servicescape dos clubes de papel na satisfação dos jogadores e se, por sua vez, esta influencia as intenções comportamentais. Para além disto, foi ainda estudado o impacto do sexo e da idade dos jogadores na sua satisfação.
De forma a testar o modelo desenvolvido com base na revisão de literatura, esta investigação seguiu uma abordagem quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário online. Obtiveram-se 309 respostas válidas, das quais 259 correspondem a inquiridos que já jogaram pelo menos uma vez padel. Estas respostas foram analisadas com recurso ao software IBM SPSS Statistics 29.
Os resultados demonstraram que o servicescape dos clubes de padel impacta positivamente a satisfação dos jogadores, principalmente no que diz respeito ao design, layout e condições ambientais dos clubes. As variáveis “Campos Outdoor” e “Aglomeração de pessoas” foram as únicas que demonstraram não apresentar um impacto positivo na satisfação dos jogadores. Adicionalmente, os resultados verificaram que a satisfação possui uma influência positiva nas três intenções comportamentais analisadas nesta investigação, tendo a intenção de word-of-mouth (WOM) positivo obtido a relação mais significativa.
A nível académico, a presente investigação aprofunda a literatura já existente sobre o servicescape no contexto do desporto e o seu impacto na satisfação dos consumidores, bem como contribui para uma melhor compreensão da relação entre satisfação e intenções comportamentais. A nível prático, este estudo oferece contributos aos clubes de padel acerca do impacto dos vários elementos do servicescape na satisfação dos seus jogadores e a importância para as suas intenções de revisitar, de WOM positivo e de ficar.
Trabalho final de Mestrado