Aluno: Ran Yang
Resumo
Resumo
Com as mudanças estruturais no panorama do retalho global provocadas pela
pandemia da COVID-19, o comércio eletrónico em direto ganhou especial relevância
na China, consolidando-se como um canal dominante de consumo. Neste contexto, os
Key Opinion Leaders (KOLs) assumem um papel crescente nas decisões de compra,
sendo a sua imagem social percecionada um fator-chave na formação de atitudes dos
consumidores.
Este estudo investiga como os atributos da imagem dos KOLs —
nomeadamente a especialização, a popularidade e a responsabilidade social —
influenciam a intenção de compra dos consumidores, mediada pela credibilidade e
perceção, e moderada pelas orientações culturais (coletivismo vs. individualismo).
Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, com base em 254 respostas válidas
recolhidas por questionário online, analisadas através de técnicas de regressão e
moderação.
Os resultados evidenciam que a responsabilidade social é o atributo com maior
impacto na credibilidade percebida, reforçando a importância dos valores éticos nas
estratégias de marketing de influência. Confirma-se também o papel moderador da
orientação cultural, destacando a relevância de fatores contextuais no comportamento
do consumidor.
Este trabalho contribui para a literatura ao integrar variáveis culturais num
modelo de influência digital e oferece recomendações práticas para a aplicação eficaz
de estratégias com KOLs, tanto no mercado chinês como em mercados internacionais.
Trabalho final de Mestrado