Search button

O papel dos eventos desportivos internacionais na promoção da imagem e turismo de Portugal: o caso da La Vuelta 2024

Aluno: Ricardo Roque Martins


Resumo
A realização de eventos desportivos internacionais tem vindo a afirmar-se como ferramenta estratégica na promoção da imagem dos destinos turísticos, contribuindo para a sua notoriedade internacional e potencial aumento do turismo. No entanto, existe uma lacuna no conhecimento sobre o papel dos eventos de grande dimensão em contextos europeus, como Portugal, e por isso é relevante analisar como a passagem da La Vuelta 2024 por território português foi estrategicamente planeada para potenciar a imagem do país e incentivar o turismo. Para a realização deste estudo foi utlizada uma filosofia interpretativista, com uma abordagem dedutiva, horizonte temporal cross-sectional e com uma amostra não probabilística e intencional. Foram realizadas 6 entrevistas a stakeholders, cuja análise foi efetuada com recurso ao software MAXQDA. Os resultados obtidos indicam que realização da La Vuelta 2024 em Portugal foi percecionada pelos stakeholders como uma oportunidade estratégica para promover a imagem do país e estimular o turismo, com especial foco nas regiões do interior. Embora tenham sido identificadas limitações na articulação entre entidades e na ausência de ações de follow-up, o evento foi globalmente visto como eficaz na valorização do destino. O estudo oferece contributos teóricos ao aprofundar a relação entre megaeventos, co-branding e imagem de destino, e evidencia os riscos de diluição identitária em contextos de co-organização. A nível prático, destaca-se a importância do planeamento integrado, da gestão mediática, das ações de follow-up e da recolha de dados estratégicos para maximizar o impacto turístico de futuros eventos.


Trabalho final de Mestrado