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Influência da Inteligência Artificial nos Relacionamentos Empresariais entre Agências de Comunicação de Marketing e os seus Clientes Empresariais

Aluno: LuÍsa Margarida Matos Nunes


Resumo
O objetivo deste estudo é analisar e compreender melhor o impacto que as ferramentas com tecnologia de Inteligência Artificial têm nas Agências de Comunicação e Marketing e nos seus relacionamentos com os seus clientes numa perspetiva de Business to Business. Numa Era em que esta tecnologia se torna cada vez mais prevalente e incontornável é essencial compreender as dinâmicas e desafios introduzidos pela mesma, por forma a facilitar uma melhor adaptação a este novo contexto por parte não só das agências, mas, igualmente, por parte dos profissionais, estudantes e académicos. A metodologia adotada consistiu em recolher informação e dados através de questionários online a empresas de marketing. Foram recolhidos 119 questionários, que pretenderam compreender a forma como os benefícios e desafios destas tecnologias são percecionados pelas agências e qual a sua influência em conceitos fundamentais aos relacionamentos empresariais entre empresas como a adaptação, comunicação e coordenação. Os dados recolhidos permitem afirmar que a utilização de ferramentas com tecnologia de Inteligência Artificial se tornou prevalente e generalizada. São reconhecidos benefícios ao nível da poupança de tempo, otimização de recursos, redução de custos e processamento de maior quantidade de dados. Contudo, são igualmente assumidos desafios como a redução da criatividade, possíveis incumprimentos éticos, redução na interação humana e a possibilidade de erros. De uma forma geral, as ferramentas de Inteligência Artificial são vistas como incontornáveis e facilitadoras dos processos de comunicação, coordenação e adaptação entre as agências e os seus clientes. Assim, permitem cultivar relacionamentos mais duradouros e atrair um maior número de clientes, proporcionando vantagens na adaptação a um mercado em constante evolução.


Trabalho final de Mestrado