Search button

Plano De Comunicação Integrada De Marketing para a empresa Catarina Sampaio Soares: Flower Design

Aluno: Maria Francisca Sampaio Soares Azenhas


Resumo
Este trabalho final de mestrado tem como objetivo o desenvolvimento de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a marca Catarina Sampaio Soares: Flower Design, uma florista, situada em Lisboa, dedicada à criação de todo o tipo de arranjos florais, para diferentes ocasiões. O projeto apresenta um plano desenvolvido com base nos seguintes objetivos: aumentar a notoriedade da marca, reforçar a identidade e imagem da marca junto dos clientes atuais e atrair novos clientes. Para alcançar os objetivos definidos, foram estabelecidas quatro áreas de atuação, nomeadamente, Comunicação Digital; Parcerias; Feiras e Eventos e, por fim, Relações Públicas. No total, foram propostas 14 ações, delineadas com base na análise dos dados recolhidos. Os resultados evidenciaram, por um lado, a importância das redes sociais para uma florista, com destaque para o Instagram. Por outro lado, os dados revelaram que a colaboração com outras marcas é um aspeto relevante para o público. O estudo assume, ainda, um caráter cross-sectional, com uma estratégia de action research, uma vez que consistiu numa investigação iterativa com a finalidade de desenvolver soluções para um problema organizacional real, a falta de comunicação planeada, através de uma abordagem colaborativa com a fundadora da marca. No que diz respeito à recolha de dados primários, foi utilizada uma metodologia mixed-methods, que consistiu na realização de uma entrevista em profundidade à fundadora, como método qualitativo, e na elaboração de um inquérito por questionário online, como método quantitativo, que obteve 228 respostas. Do total de respostas, 196 foram consideradas válidas. Adicionalmente, os dados primários foram complementados com a recolha de dados secundários, com o objetivo de compreender o contexto no qual a florista está inserida, identificando elementos externos impactantes.


Trabalho final de Mestrado