Aluno: Maria Francisca Sampaio Soares Azenhas
Resumo
Este trabalho final de mestrado tem como objetivo o desenvolvimento de um Plano de
Comunicação Integrada de Marketing para a marca Catarina Sampaio Soares: Flower
Design, uma florista, situada em Lisboa, dedicada à criação de todo o tipo de arranjos
florais, para diferentes ocasiões.
O projeto apresenta um plano desenvolvido com base nos seguintes objetivos: aumentar
a notoriedade da marca, reforçar a identidade e imagem da marca junto dos clientes atuais
e atrair novos clientes.
Para alcançar os objetivos definidos, foram estabelecidas quatro áreas de atuação,
nomeadamente, Comunicação Digital; Parcerias; Feiras e Eventos e, por fim, Relações
Públicas. No total, foram propostas 14 ações, delineadas com base na análise dos dados
recolhidos. Os resultados evidenciaram, por um lado, a importância das redes sociais para
uma florista, com destaque para o Instagram. Por outro lado, os dados revelaram que a
colaboração com outras marcas é um aspeto relevante para o público.
O estudo assume, ainda, um caráter cross-sectional, com uma estratégia de action
research, uma vez que consistiu numa investigação iterativa com a finalidade de
desenvolver soluções para um problema organizacional real, a falta de comunicação
planeada, através de uma abordagem colaborativa com a fundadora da marca. No que diz
respeito à recolha de dados primários, foi utilizada uma metodologia mixed-methods, que
consistiu na realização de uma entrevista em profundidade à fundadora, como método
qualitativo, e na elaboração de um inquérito por questionário online, como método
quantitativo, que obteve 228 respostas. Do total de respostas, 196 foram consideradas
válidas. Adicionalmente, os dados primários foram complementados com a recolha de
dados secundários, com o objetivo de compreender o contexto no qual a florista está
inserida, identificando elementos externos impactantes.
Trabalho final de Mestrado