Aluno: Ana Sofia Serafim Peneque
Resumo
O cancelamento de Cirurgias de Ambulatório (CA) implica enormes consequências para as instituições hospitalares, para os utentes e restante sociedade. Além do constrangimento causado na eficiência hospitalar ser enorme, há desperdício de recursos humanos e materiais, os tempos de espera aumentam e a eficácia e qualidade na prestação de cuidados de saúde são fortemente condicionados.
O objetivo deste estudo é analisar e identificar as variáveis e os fatores críticos para o cancelamento de CA. Analisar tendências, padrões e os motivos que levam ao cancelamento destes procedimentos cirúrgicos é essencial, para que sejam realizadas reflexões sobre o tema e sejam tomadas medidas e decisões que conduzam a uma melhoria contínua dos cuidados de saúde.
A metodologia abordada na fase inicial da análise descritiva, foi sustentada no estudo e visualização dos diferentes Dashboards realizados com recurso à ferramenta PowerBI. Posteriormente nos modelos econométricos estimou-se uma regressão logística, utilizando o software STATA, para medir o impacto das variáveis explicativas na probabilidade condicional de a CA ser cancelada. Através da análise dos resultados dos modelos econométricos, conclui-se que as variáveis que traduzem os fatores determinantes para o cancelamento de CA são: o tempo de espera, a idade do utente, o sexo do paciente ser feminino, a baixa prioridade clínica, o agendamento à segunda feira, o médico associado ser do sexo masculino e a afetação às especialidades de Urologia e Cirurgia Geral.
Trabalho final de Mestrado