Aluno: Joana Daniela Sousa NÓbrega
Resumo
A transformação digital, impulsionada pela constante evolução dos Sistemas de Informação e pelo aparecimento de novas ferramentas de fácil adoção, como as ferramentas low-code, promove a eficiência e inovação dentro das organizações.
Este projeto foi realizado numa empresa do setor bancário, com vista ao desenvolvimento de um ecossistema integrado e funcional para gerir ações associadas a resolução de deficiências e/ou oportunidades de melhoria identificadas pelos diferentes órgãos de supervisão do sistema.
A empresa identificou como necessidades a falta de centralização, monitorização e visibilidade do estado da informação no âmbito do projeto. Para colmatar esta necessidade o objetivo deste projeto foi desenvolver uma aplicação em Microsoft Power Apps com o intuito dos vários interlocutores registarem as ações associadas a resolução de deficiências e/ou oportunidade de melhoria, workflows de alerta e de atualização automática dos dados dentro da aplicação recorrendo ao Microsoft Power Automate, e uma ferramenta de análise de dados utilizando o Microsoft Power BI. Todas estas ferramentas funcionam em conjunto permitindo a criação de uma solução para gerir projetos, agilizar e facilitar a análise das ações.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta solução foi o Design Thinking composto por cinco fases: empatia, definição, idealização, protótipo e testes. Na etapa de protótipo são descritas todas as ferramentas utilizadas e o seu papel dentro do ecossistema desenvolvido.
Na fase dos testes, foram elaborados vários ajustes progressivos até a aplicação alcançar uma versão alinhada com as necessidades da organização. Embora atualmente esteja em produção, podem surgir novas necessidades de desenvolvimento que levarão a análise e implementação das mesmas na ferramenta atual. Desta forma, a aplicação mantém-se em constante evolução.
Trabalho final de Mestrado