Search button
Palestras, Debates, Apresentações

Ciclo de Livros do Nosso Tempo | O Tempo da Revolta

19 Abr from 15:00 to 16:00
Aud. 2

No dia 19 de abril, realiza-se mais uma sessão do Ciclo de Debates Livros do Nosso Tempo, sobre a obra O Tempo da Revolta, de Donatella di Cesare (2021).

A obra será apresentada pela investigadora Ana Luísa Silva (ISEG), seguindo-se depois um espaço de debate moderado pelo professor Luís Mah (ISEG). 

O evento tem início às 15h00, no Auditório 2 (Ed. Quelhas, 2º piso).   

Entrada gratuita, sujeita a pré-inscrição. Inscreva-se já AQUI.


SINOPSE:
Marginalizada pela reflexão, apresentada como um acontecimento caótico e sombrio pela narrativa mediática, a revolta é um tema incandescente no cenário global. Neste livro, Donatella Di Cesare aborda pela primeira vez o assunto do ponto de vista político e filosófico, oferecendo um quadro sugestivo e oportuno dos acontecimentos atuais.

Tal como a migração, a revolta permite-nos vislumbrar o que está a acontecer «do lado de fora», para lá da ordem estatocêntrica, nos limites da arquitetura política e em torno das fronteiras vigiadas do espaço público.

Num elogio à revolta e à sua ascensão ao poder, Di Cesare questiona-se ainda sobre os fenómenos contíguos, a revolução perdida nos muitos sentidos desta expressão e a resistência. Se os movimentos que ocupam as praças, evidenciando o declínio da representação, exigem o direito de aparecer e entrar no espaço público, a revolta vai mais longe: em vez de aceitar o conflito interno, questiona os próprios contornos desse espaço.

Os protagonistas são muitos: dos novos desobedientes aos que praticam o anonimato na Internet, dos que denunciam infrações aos que se declaram invisíveis.

O Tempo da Revolta oferece uma interpretação política da máscara e fala de zonas de irresponsabilidade; esconder-se para se mostrar é um desafio ao Estado que condena qualquer máscara que não seja a sua, ao poder financeiro sem rosto, à economia descarnada, indiferente aos seus efeitos; revela-se, assim, a enorme dissimetria, expõe-se a disparidade de forças e denuncia-se a vigilância planetária.

A revolta não é um acontecimento efémero, mas uma transição anárquica que se processa através da desvinculação da arquitetura política.

«A revolta anarquista viola as fronteiras do Estado, desnacionaliza os presumíveis cidadãos, liberta-os e aliena-os, torna-os temporariamente apátridas, convida-os a proclamarem-se residentes estrangeiros.»


Sobre o Ciclo de Livros do Nosso Tempo:
O Ciclo de Livros do Nosso Tempo é organizado anualmente pelo  CSG-Consórcio de Investigação em Ciências Sociais e Gestão  do ISEG  com o objetivo de abordar livros importantes em áreas científicas da Escola, nomeadamente, Gestão, Economia, e Sociedade. Em cada sessão um Professor do ISEG comentará as novas ideias sugeridas pelo livro-tema, ao que se segue um debate.  


Links de inscrição:
>>19 de abril de 2023 – O Tempo da Revolta, Donatella di Cesare, 2021

>>10 de maio de 2023 – The Story of Work: A New History of Humankind, Jan Lucassen, 2021