Nos dias 9 e 10 de outubro, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, recebe a conferência internacional “50 Anos da Literatura Moçambicana: Percursos e Práticas Criativas”, uma iniciativa coorganizada pelo CEsA/ISEG Research e pela Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), com o apoio do ISEG – Lisbon School of Economics & Management e da própria Fundação.
O encontro reunirá 30 escritores, artistas e docentes universitários de Moçambique e de Portugal, num espaço de reflexão e partilha sobre meio século de produção literária moçambicana e as suas múltiplas conexões criativas.
Entre os destaques do programa está a conferência inaugural de Mia Couto e a conferência de encerramento de Marcelo Panguana, dois nomes maiores da literatura moçambicana. A programação contará ainda com mesas-redondas temáticas e uma atuação musical da cantora Selma Uamusse no dia 9, que trará ao palco da Gulbenkian a sua voz marcada por influências afro-lusófonas.
Para além das sessões na Gulbenkian, o programa inclui também, no dia 9 de outubro, entre as 18h30 e as 19h00, uma Conversa Aberta com Mia Couto, a realizar no Auditório 2 do ISEG – Lisbon School of Economics & Management, oferecendo ao público uma oportunidade privilegiada de diálogo direto com o escritor.
A conferência é aberta ao público, mediante registo gratuito neste link.
>> Programa aqui
Mais informações, em português e inglês, na página do evento.
