Nos dias 13 e 14 de novembro de 2025, terá lugar no ISEG o Workshop Gender Lab, coorganizado pelo Gender Justice Working Group da EADI – European Association of Development Research and Training Institutes, em parceria com o CEsA/ISEG Research e SOCIUS/ISEG Research, no âmbito dos grupos de investigação em Development Studies and Sustainable Transitions e Economic Sociology, Organisations, and Work.
O encontro terá lugar na Sala Delta.
As inscrições decorrem até 30 de setembro através deste formulário online. Embora o evento seja de acesso livre, as vagas são limitadas.
Um espaço de investigação-ativismo
O Gender Lab propõe-se ser mais do que um encontro académico tradicional, assumindo-se como um laboratório de investigação e ativismo. Durante um dia e meio, investigadores em início e em fases avançadas de carreira, profissionais e ativistas irão partilhar perspetivas e construir redes de colaboração em torno da justiça de género no Sul Global.
O programa inclui sessões interativas com keynote speakers, laboratórios de cocriação e diálogos colaborativos, onde serão debatidos temas como:
- violência de género;
- trabalho de cuidado e papéis das mulheres;
- participação política e económica;
- empreendedorismo e interseccionalidade;
- metodologias feministas decoloniais;
- impacto das iniciativas de diferentes atores no desenvolvimento com enfoque de género.
Além disso, o evento contará com formatos inovadores de partilha de conhecimento, como desenvolvimento de podcasts, storytelling visual e clínicas de mentoria, promovendo sinergias entre academia e ativismo.
Construir comunidades para o futuro
Este workshop insere-se numa estratégia de fortalecimento da comunidade de investigadores em Estudos de Desenvolvimento, preparando terreno para futuros encontros, como a Conferência Anual da EADI, a realizar-se em julho de 2026, em Antuérpia, Bélgica.
A iniciativa é apoiada pelo EADI Innovation Fund, pelo ISEG Research e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
O programa completo e mais informações encontram-se disponíveis (em inglês) no site da EADI.
