Search button
Cursos e Workshops

Workshop Prático de Mindfulness e Qi Gong

17 Mai 2025 from 09:30 to 12:30
ISEG, Sala 202 (Edifício Quelhas)

Desenvolva a sua capacidade de concentração e consequentemente, a intuição, a perceção dos acontecimentos e a capacidade de decisão para as situações mais difíceis da vida. Alcance um equilíbrio entre o corpo e a mente e saiba como gerir o stress e melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Neste workshop, o professor João Carvalho das Neves combina teoria e prática de Mindfulness, com exercícios de gestão energética (chi-kung) com vista a melhorar a sua condição de saúde e bem-estar, dando-lhe ferramentas para a sua vida diária, havendo momentos específicos de interação para esclarecimento de questões e dúvidas. O Professor é Certified Teacher em Mindfulness Based Stress Reduction pela University of California San Diego Center for Mindfulness Professional Training Institute, e Instrutor acreditado em Chi-Kung pela Escola de Medicina Tradicional Chinesa (Lisboa).

Gratuito, mas com vagas limitadas. Para participar no workshop, inscreva-se através do email: ritasilvacosta@hotmail.com.

Os participantes devem preferencialmente trazer um tapete de ioga e, caso esteja frio, uma pequena manta. Cada um deve trazer alguns itens para se poder fazer uma partilha de almoço e convívio.

  • Iniciar com Meditação Mindfulness, acalmando a mente e o físico
  • “The Five Animals” Qi Gong
  • Zhang Zhuang (postura da árvore) – ambos os sistemas fundamentados na teoria dos 5 elementos, beneficiando assim o fluxo energético (chi) dos 5 órgãos e acoplados
  • Pausa
  • Qi Gong: Prática de Yi Jing – Sistema para fortalecer músculos e tendões
  • Mindfulness: Body Scan – mais uma prática de atenção plena e de relaxamento, sendo também uma atividade de conexão consigo próprio e de autoconhecimento. De acordo com a Escola de Medicina de Harvard, este é o melhor tipo de meditação para condições de dor.
  • Q&A