Search button

João Mota

Professor Catedrático
Departamento
Gestão
Área Científica
Gestão Estratégica e Marketing
Enviar email

Educação

2006 Agregação em Gestão
Instituto Superior de Economia e Gestão (Portugal)
2000 Doutoramento em Ciências Empresariais
Faculdade de Economia da Universidade do Porto (Portugal)
1993 Mestre em Matematica Aplicada Economia e Gestão
Instituto Superior de Economia e Gestão (Portugal)

Publicações e Citações

Journal article
Ano Título / Publicação Link
2023 Intertwining innovation and business networks for sustainable agricultural systems: A case study of carbon-neutral beef
Technological Forecasting and Social Change
Ver
2022 Buyer-supplier interactions in business services: variety in relational interfaces
Service Business - An International Journal
Ver
2021 The role of a strategic net in international entrepreneurship: overcoming the liabilities of foreignness and outsidership in the context of the Pharma industry
International Entrepreneurship and Management Journal
Ver
2021 Value of initial relationships in new business start-ups
JOURNAL OF BUSINESS & INDUSTRIAL MARKETING
Ver
2021 Dynamic roles of suppliers in the specification of business services
Technological Forecasting and Social Change
Ver
2019 Embedding of a new business as a cumulative process of combining different but complementary types of projects: The case of a project-based firm
Industrial Marketing Management
Ver
2018 Understanding configurations of value creation functions in business relationships using a fuzzy-set QCA
Journal of Business Research
Ver
2016 "Powered by whom?" A network perspective on replication as strategy
Journal of Business Research
Ver
2015 Dealing with the non-accomplishment of functional specifications in the context of buyer-supplier relationships
European Journal of Management Studies
Ver
2009 Toward a relational perspective of franchising chains
Service Business - An International Journal
2004 A Capabilities Perspective on the Evolution of Firm Boundaries: a Comparative Case Example from the Portuguese Moulds Industry
Journal of Management Studies
2004 Industrial Agglomerations as Localised Networks: the Case of the Portuguese Injection Mould Industry
Environment and Planning A
Proceedings from scholarly meetings
Ano Título / Publicação Link
2021 Buyer-supplier interactions in business services: variety in relational interfaces
ACIEK Conference
Ver
2019 Formação de novos negócios: o valor dos relacionamentos numa perspetiva de redes
29th Jornadas Hispano Lusas de Gestón Científica – Emprendimiento, Estrategia y Conocimiento
2018 Adaption effects on coopetition
XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Cíentifica
Ver
2017 Understanding configurations of value creation functions in business relationships using fuzzy set QCA
Global Innovation and Knowledge Academy (GIKA 2017) proocedings
Ver
2017 Understanding configurations of value creation functions in business relationships using a fuzzy-set QCA
Global Innovation and Knowledge Academy (GIKA 2017) proocedings
Ver
2016 “Powered by…” Whom? A Network Perspective on Replication as Strategy
Global Innovation and Knowledge Academy (Proceedings GIKA 2016)
Ver
New student manuals, guides or textbook supplements
Ano Título / Publicação Link
2016 Relacionamentos e Redes em Mercados Organizacionais
Ver
Paper presented at academic or professional meetings
Ano Título / Publicação Link
2021 Buyer-supplier interactions in business services: variety in relational interfaces
Ver

Ensino

Semester Curso Graduação Coordenação
Investigação em Gestão Estratégica e Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing, Mestrado Bolonha em Management - Management Yes
Metodologias de Investigação Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Investigação em Gestão Estratégica e Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing, Mestrado Bolonha em Management - Management Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing, Mestrado Bolonha em Management - Management Yes
Teoria e Investigação em Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Seminário de Investigação Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Industrial Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - Gestão e Estratégia Industrial Yes
Seminário de Investigação Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Teoria e Investigação em Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Industrial Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - Gestão e Estratégia Industrial Yes
Seminário de Investigação Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Teoria e Investigação em Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Industrial Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - Gestão e Estratégia Industrial Yes
Seminário de Investigação Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão No
Teoria e Investigação em Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Teoria e Investigação em Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Seminário de Investigação Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Marketing Industrial Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - Gestão e Estratégia Industrial Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Industrial Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - Gestão e Estratégia Industrial Yes
Teoria e Investigação em Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Teoria e Investigação em Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Industrial Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - Gestão e Estratégia Industrial Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Industrial Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - Gestão e Estratégia Industrial Yes
Teoria e Investigação em Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Industrial Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - Gestão e Estratégia Industrial Yes
Marketing Industrial Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - Gestão e Estratégia Industrial Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Industrial Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - Gestão e Estratégia Industrial Yes
Teoria e Investigação em Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Teoria e Investigação em Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Industrial Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - Gestão e Estratégia Industrial Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais - 4ª Edição Yes
Marketing Empresarial Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Metodologias de Investigação Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing, Mestrado Bolonha em Marketing - 7ª Edição Yes
Marketing Industrial Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - Gestão e Estratégia Industrial, Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - 15ª Edição Yes
Marketing Empresarial e de Serviços Mestrado Bolonha em Marketing - 7ª Edição, Mestrado Bolonha em Marketing - 6ª Edição Yes
Design e Criatividade Mestrado Bolonha em Marketing - 7ª Edição, Mestrado Bolonha em Marketing - 6ª Edição Yes
Marketing Industrial Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - 15ª Edição, Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial - 14ª Edição Yes

Ano Aluno / Título / Instituição Tipo Link
2021/2022 BEATRIZ DE ANDRADE SILVA
A RELEVÂNCIA DOS PRIMEIROS RELACIONAMENTOS NO POSICIONAMENTO E IDENTIDADE DE UMA STARTUP: CASO DE ESTUDO
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 MANUEL MARIA BELCHIORINHO VENTURA DE MATOS VIANA
Impactos da utilização digital nos relacionamentos com fornecedores
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master
2020/2021 RODRIGO PAULINO MORAIS
O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DIGITAL NOS RELACIONAMENTOS COM FORNECEDORES: UM CASO DE ESTUDO
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2020/2021 CLÁUDIA ALEXANDRA TAVARES CARREIRA
O PAPEL DA DIMENSÃO RELACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2020/2021 RAQUEL ALEXANDRA BENTO DOS SANTOS
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO RETALHO: UM CASO DE ESTUDO
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2019/2020 JORGE MANUEL SIMÕES CRISTÃO
Dimensões de Valor no Relacionamento Comprador-Fornecedor: Casos na Indústria Hoteleira
Master Ver
2019/2020 DANIEL BORGES COELHO
(RE)POSICIONAMENTO DE UMA EMPRESA NA REDE: UM CASO ILUSTRATIVO
Master Ver
2019/2020 ANA RITA ARAÚJO ANTUNES
A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE E-PROCUREMENT: ESTUDO DE CASO NO BANCO ABC
Master Ver
2019/2020 CAMILA SOUSA SOARES
O processo de imprinting em start-ups numa perspetiva de redes: um caso exploratório
Master Ver
2019/2020 RAÍSSA NEVES ALENCAR
ENTRELAÇAMENTO DE REDES PARA INTENSIFICAÇÃO SUSTENTÁVEL DE SISTEMAS AGROPECUÁRIOS: ESTUDO DE CASO DA CARNE CARBONO NEUTRO
Master Ver
2018/2019 CRISTIANO AGOSTINHO BARROS RODRIGUES
O KEY ACCOUNT MANAGEMENT E A ARTICULAÇÃO ENTRE REDES EXTERNAS E INTERNAS: UM CASO DE ESTUDO
Master Ver
2018/2019 BÁRBARA FRANCISCA COLAÇO DE LEMOS
Natureza e valor de relacionamentos de negócio em start-ups: dois casos de estudo
Master Ver
2017/2018 FILIPE MANUEL GOMES DOS SANTOS
(D)ESTABILIZAÇÃO DE SERVIÇOS E O PAPEL DOS FORNECEDORES: CASOS ILUSTRATIVOS
Master Ver
2016/2017 HUGO ALEXANDRE ALVES CARRASQUEIRA
A internacionalização como um processo de posicionamento em redes: estudo do caso de uma empresa de serviços
Master Ver
2016/2017 RUI TIAGO SILVA MENDES
Criação de Valor na Ótica do Cliente: um estudo de caso de três empresas portuguesas
Master Ver
2016/2017 DANIELA FILIPA CALADO BRAVO
O papel da marca na seleção de um fornecedor: o caso Chronopost Portugal
Master Ver
2015/2016 PATRÍCIA ALEXANDRA JACINTO PAULINO
RELEVÂNCIA DAS REDES DE INOVAÇÃO PARA O ACESSO DESENVOLVIENTO DE COMPETÊNCIAS NAS EMPRESAS: UM CASO DE ESTUDO
Master Ver
2015/2016 MAFALDA BAPTISTA PINHEIRO
SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT: ADAPTAÇÕES DIADICAS E MELHORIA DE NÍVEIS DE SERVIÇO DOS FORNECEDORES CASO ILUSTRATIVO
Master Ver
2014/2015 BRUNO FILIPE VIEIRA NABIÇA
Transferência e integração de tecnologias na formação de novos negócios em contexto de rede
Master Ver
2014/2015 CRISTIANA NUNES NEVES BATISTA
Obtenção de Vantagens Competitivas Através de Relacionamentos Cooperativos com Fornecedores
Master Ver
2014/2015 ANA RITA MIGUEL COSTA
O papel das empresas de consultoria enquanto intervenientes na gestão estratégica de PME?s Portuguesas
Master
2014/2015 GESSEM CARLOS BASTOS MORANDI JUNIOR
Criação de valor na ótica do distribuidor industrial: um estudo de caso de PME portuguesas
Master Ver
2014/2015 DÉBORA ANDREIA FERREIRA DA SILVA
Relacionamentos entre concorrentes em rede
Master Ver
2013/2014 JOÃO FRANCISCO METÓDIO CATARINO
Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos.
Master Ver
2013/2014 AIRES MANUEL RIBEIRO MENEZES
A RELEVÂNCIA DE UM PROJECTO PARA OS RECURSOS E ESTRATÉGIA DE UMA EMPRESA
Master Ver
2013/2014 ALEXANDRE FILIPE PAIS DIAS REIS DE OLIVEIRA
Esvaziando o Valor dos Relacionamentos: Um Caso Ilustrativo
Master Ver
2013/2014 ALEXANDRA ISABEL GUERREIRO MENDES
Formação de Novos Negócios num contexto de redes: estudos de caso
Master Ver
2013/2014 SUSANA ISABEL VIEIRA DA COSTA
(RE)POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO EM REDES: UM ESTUDO DE CASO
Master Ver
2013/2014 ANA RITA DE HENRIQUES LEBRE FRANCO LACERDA
EVOLUÇÃO DOS PAPÉIS DO FORNECEDOR NA ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS EMPRESARIAIS - UM ESTUDO DE CASO NA PERSPECTIVA DO FORNECEDOR
Master Ver
2012/2013 JOÃO MANUEL VIEIRA SANTOS FERRÃO
Relação entre os tipos de orientações de compras e os critérios de avaliação dos fornecedores: Estudo de caso Tyco Electronics
Master Ver
2012/2013 ANA RITA DE MATOS PARENTE VASCONCELOS
Posicionamento numa rede de projetos e (des)continuidade relacional: um estudo de caso em marketing de projetos no setor da construção
Master Ver
2012/2013 MAXIMILIAN MICHAEL CHRISTL
Avaliação do Desempenho dos Fornecedores: Um estudo de Caso
Master Ver
2012/2013 ANDRÉ FILIPE XAVIER PIRES
Teste de um modelo de gestão de relacionamentos no setor das telecomunicações
Master Ver
2012/2013 VASCO AFONSO DOS SANTOS VERDES
O Uso e a Expansão de Um Contexto Organizacional: Estudo de Caso
Master Ver
2012/2013 SÉRGIO MARTINS BATISTA
Valor como Co-Criação: O Caso SDV Portugal
Master Ver
2012/2013 ALEXANDRE FILIPE PAIS DIAS REIS DE OLIVEIRA
O POTENCIAMENTO DA CRIAÇÃO DE VALOR PARA AS EMPRESAS ATRAVÉS DO RECURSO ÀS REDES DE RELACIONAMENTO
Master
2011/2012 GUILHERME CONSTANT BLATTMANN DE AZAMBUJA ZUZARTE
Ação Estratégica em Redes: Influenciar Posições através da Mobilização de Fornecedores
Master Ver
2011/2012 BENEDITA BETTENCOURT DA CAMARA ABECASIS
Replicação numa Perspetiva de Redes: O Caso do Projeto Amanhecer
Master Ver
2011/2012 JOÃO PAULO TORRES PANTALEÃO DE NORONHA
Estabilidade e Mudança nas Redes Através de Interfaces Relacionais - Estudo de Caso na Indústria Automóvel
Master Ver
2010/2011 JOANA CATARINA MIGUEL SALVADO
Combinando Os Relacionamentos Profissionais e de Amizade no Marketing de Rede.:Aplicação a uma Empresa de Cosméticos
Master Ver
2010/2011 MARIANA DE SOUSA CARTAXO FERNANDES
Cuidando do CRM do Cliente: Um Estudo de Caso
Master Ver
2010/2011 JOÃO PEDRO QUINTANS CRUZ
Sob a superfície do marketing desportivo: um estudo de caso
Master Ver
2010/2011 INÊS LEMOS PROENÇA DE AZEVEDO CORREIA
Explorando as Funções Indirectas dos Relacionamentos de negócio: Um Estudo de Caso
Master Ver
2010/2011 ANA MARGARIDA PAIS E SOUSA
STRATEGIZING: ANÁLISE DOS RELACIONAMENTOS COM OS CLIENTES DE UMA EMPRESA
Master Ver

Experiência Profissional

Nome / Descrição Data Organização
Membro conselho científico
2018 - 2022
Membro do conselho da escola
Membre do conselho da escola
2015 - 2018 ISEG
Membro da comissão executiva do departamento
Membro da comissão executiva do departamento
2012 - 2014 ISEG
Membro da comissão executiva do departamento
Membro da comissão executiva do departamento
2010 - 2012 ISEG
Membre do conselho da escola
Membre do conselho da escola
2009 - 2014 ISEG
membro da coordenação do mestrado em Marketing
2009 ISEG
Membro da coordenação de curso PDG
Membro da coordenação de curso
2006 - 2017 ISEG