No dia 9 de maio, entre as 15h00 e as 17h30, junta-te ao evento “Speed Mentoring by BDO Portugal”.
Terás a oportunidade de conhecer as 4 service lines da BDO, contactar profissionais de cada uma delas e ouvir os seus testemunhos.
Faz a tua inscrição até ao dia 7 de maio AQUI.
Convidamo-lo(a) a participar na sessão online de “Apresentação da coleção: eBooks Business”, que irá decorrer no dia 29 de fevereiro, das 11h30 às 12h30.
A participação é gratuita e dirige-se a alunos de mestrado, doutoramento, professores e investigadores.
Agenda:
A sessão será dirigida por Yohana Amorin, em português.
Inscrições válidas com nome completo e email institucional para o envio posterior de certificados de participação.
Inscrições abertas NESTE LINK.
Mais informações:
formacaobib@iseg.ulisboa.pt
Biblioteca – Núcleo de Formação de Utilizador
Convidamo-lo(a) a participar na sessão online de “Apresentação da coleção: eBooks Academic”, que irá decorrer no dia 28 de fevereiro, das 11h30 às 12h30.
A formação é gratuita e dirige-se a alunos de mestrado, doutoramento, professores e investigadores.
Agenda:
A sessão será dirigida por Yohana Amorin, em português.
Inscrições válidas com nome completo e email institucional para o envio posterior de certificados de participação.
Inscrições abertas NESTE LINK.
Mais informações:
formacaobib@iseg.ulisboa.pt
Biblioteca – Núcleo de Formação de Utilizador
O SOCIUS convida-a/o para a Sessão de apresentação e discussão dos resultados do Projeto Eureca no caso Português “Remote Work and Career Management: Current Practices and Future Implications”, a decorrer no dia 20 de dezembro, pelas 14h00, via zoom.
Link de acesso AQUI.
ID da reunião: 950 5558 1922
Senha: 524987
Estás a dar os primeiros passos para iniciar uma carreira? Queres saber como a nossa equipa te pode ajudar ao longo do teu percurso académico e na transição para o mercado de trabalho?
Nesta sessão terás a oportunidade de:
Na segunda parte da nossa sessão, contamos com a presença da Maria Moragianis da Highered, uma das plataformas que te disponibilizamos e que inclui inúmeras mais valias para a tua jornada.
Junta-te a nós no ”Career Services Kickoff” no dia 10 de outubro às 15h e ficarás a saber tudo sobre o Career Services! Esta sessão será online e em inglês. Faz o teu registo AQUI.
Não percas esta oportunidade. Contamos contigo!
No dia 4 de outubro, o ISEG recebe Sandra Loureiro (ISCTE), que irá apresentar o estudo “Artificial Intelligence and Extended Reality in Retail: Where Are We Going?”.
Entrada livre.
Abstract:
Artificial intelligence (AI) and extended reality (XR) are changing the face of the retail sector. Diverse retailing or product brands are embracing them with the purpose of improving their business and society in general. We intend to give an overview of research conducted within this umbrella of AI, XR, and retail while opening gaps and avenues to the future. Where are we going? Who will be the customers and employees in the future? Although these questions cannot be answered, we will reflect on and discuss these themes.
Na Agenda Digital da União Europeia tem-se acentuado uma prioridade política na questão da utilização e disponibilidade dos Dados. As Leis sobre os Dados, Serviços Digitais, Mercados Digitais e a Governação de dados são alguns exemplos recentes dessa regulamentação, a que se juntou, agora, a Regulamentação dos serviços da Inteligência Artificial. O evento aborda duas vertentes, por um lado a produção legislativa, as instituições intervenientes e o processo inerente, e por outro a vertente da implementação, aplicação e execução legislativa em cada país. O evento procura discutir quais os efeitos da aplicação das novas Leis nas organizações e na vida dos cidadãos dos países Europeus.
Neste sentido, convidamo-lo(a) a assistir ao debate “European Digital Arena: Governance and Law“, um evento do ceGSI – Clube Europeu para a Governança dos Sistemas de Informação organizado em parceria com o ISEG – Lisbon School of Economics & Management e a FDUL – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a realizar no dia 28 de setembro, das 14h30 às 17h45, na FDUL.
A sessão inclui duas mesas-redondas, a primeira dedicada à produção legislativa, instituições intervenientes e ao processo inerente, e a segunda dedicada à interpretação, aplicação e execução legislativa em cada país.
Este evento conta com a participação de especialistas na área dos Sistemas de Informação e do Direito.
Programa:
14h30 | Abertura – Paula Vaz Freire, Diretora da FDUL – Eduardo Vera-Cruz Pinto, docente na FDUL e Presidente do Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço (FDUL) – Mário Romão, docente do ISEG – A. Pedro Barbas Homem, Presidente do Conselho Científico da FDUL |
14h45 | Mesa-redonda 1 Tema: Interpretação, aplicação e execução legislativa em cada país. – Moderador: Eduardo Vera-Cruz Pinto – Almiro de Oliveira, Presidente do Conselho Geral e de Estratégia do Clube Europeu para a Governança dos Sistemas de Informação, Professor da Universidade Católica Portuguesa – Porto – Gonçalo Caseiro, Especialista em transformação digital e simplificação e gestão no setor público; ex-Presidente do INCM – António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança (Autoridade Nacional de Segurança/Centro Nacional de Cibersegurança) – Pedro Duarte, Diretor corporativo de assuntos externos e jurídicos da Microsoft Corporation |
15h45 | Intervenção do público |
16h00 | Pausa para café |
16h15 | Mesa-redonda 2 Tema: Produção legislativa, onde ocorre, instituições intervenientes, processo – Moderador: Sandro Mendonça, docente do ISCTE-IUL, especialista em regulação, ex-membro do board da ANACOM – João Confraria, docente da Universidade Católica Portuguesa nas áreas de Regulação e das Políticas Públicas. Foi membro do Conselho de Administração da ANACOM – Nuno Guimarães, docente do ISCTE-IUL e Presidente da Comissão Científica do Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço (CIJIC) da FDUL – Raquel Castro, docente da FDUL, Investigadora Principal do Centro de Investigação de Direito Público e Investigadora Associada do Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço (FDUL). – Magda Cocco, Partner na Vieira de Almeida & Associados – Head of the Information, Communication and Technology practice, the Digital Frontiers practice and the Aerospace sector |
17h15 | Intervenção do público |
17h45 | Encerramento Eduardo Vera-Cruz Pinto |
Mini bio dos participantes
Almiro de Oliveira
Professor Universitário; Fundador do Clube Europeu para a Governança dos Sistemas de Informação (ceGSI); Presidente do Conselho Geral e de Estratégia do ceGSI Portugal.
António Gameiro Marques
Almirante. Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança – Autoridade Nacional de Segurança, que incorpora o Centro Nacional de Cibersegurança.
Eduardo Vera-Cruz Pinto
Professor catedrático na FDUL, Coordenador do IURIS, Centro Interdisciplinar de Direito (FDUL) e Presidente do Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço (FDUL)
Gonçalo Caseiro
Membro de vários conselhos de administração; ex-Presidente do INCM; entusiasta de inovação e desenvolvimento de tecnologias de informação, e seu potencial de aplicação no setor público.
João Confraria
Professor da Universidade Católica Portuguesa, nas áreas de Regulação e das Políticas Públicas. Foi membro do Conselho de Administração da ANACOM.
Magda Cocco
Partner na Vieira de Almeida & Associados – Head of the Information, Communication and Technology practice, the Digital Frontiers practice and the Aerospace sector
Nuno Guimarães
Professor catedrático no ISCTE-IUL e Presidente da Comissão Científica do Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço (CIJIC) da FDUL
Pedro Duarte
Trabalha na indústria das tecnologias há mais de 10 anos; É diretor corporativo de assuntos externos e jurídicos da Microsoft Corporation.
Raquel Castro
Professora, Investigadora Principal do Centro de Investigação de Direito Público e Investigadora Associada do Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço, da FDUL.
A disseminação global do governo autoritário brando esvazia as instituições e os princípios democráticos liberais por dentro, usando maiorias eleitorais e a lei que confere legitimidade formal. Nesta Aula Aberta, a professora Shalini Randeria (Central European University) vai delinear como essas novas práticas políticas marcham para um ritmo diferente da democracia usando instrumentos muito semelhantes em várias sociedades, que permitem que líderes autoritários brandos também acompanhem uns aos outros.
Também explorará como essas estratégias vieram para ficar, pois estão entrelaçadas com o capitalismo de compadrio, o etnonacionalismo e os pânicos demográficos. A masculinidade tóxica que faz parte da mistura alimenta ataques aos direitos das mulheres e especialmente aos direitos reprodutivos.
Inscrições neste LINK.
Mais informações AQUI.
Estamos a vivenciar uma era de crises sobrepostas na economia, democracia, saúde, meio ambiente e etc., com graves consequências para todas as áreas da reprodução social. Durante esta aula aberta, o professor Alfredo Saad Filho (King’s College London) examinará os desafios dessas crises para os países em desenvolvimento, as perspetivas de desenvolvimento e as lições para os Estudos de Desenvolvimento à luz das contribuições fundamentais de Dudley Seers.
Desde então, o campo do Desenvolvimento foi transformado pela transição mundial para o neoliberalismo, a ascensão da financeirização, a desaceleração económica nas economias avançadas, a ascensão da China, a difusão e degradação da democracia neoliberal, o trágico impacto da Covid-19 e pelas implicações catastróficas da crise ambiental. A análise aos problemas do desenvolvimento não deve apenas abordar esses desafios, mas também buscar alternativas e inspiração para novas gerações de estudantes, profissionais e ativistas no Norte Global e, mais importante, no Sul Global.
Inscrições neste LINK.
Mais informações AQUI.
Já abriu o novo Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual – 6.ª Edição financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
No dia 12 de abril (quarta-feira), às 14h00, terá lugar uma sessão de divulgação no ISEG (Auditório 2 do Quelhas, entrada livre).
Documentos do Concurso:
Podem candidatar-se os doutorados, nacionais, estrangeiros e apátridas, detentores de percurso em qualquer área científica, que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal.
Os candidatos não podem ser titulares de relações jurídicas de emprego por tempo indeterminado ou sem termo, com nenhuma entidade pertencente ao Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, tal como identificadas no artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 63/2019, de 16 de maio, cujo objeto ou conteúdo inclua atividades de investigação científica.
O candidato tem de indicar qual o nível/categoria de investigador doutorado a que concorre, dentro dos três níveis abertos a concurso:
O concurso está até às 17:00 (hora de Lisboa) de 03 de maio de 2023.
As propostas devem ser enviadas através do preenchimento, em língua inglesa, de um formulário próprio que poderá ser acedido eletronicamente no myFCT.
Todos os investigadores interessados poderão também contactar o ISEG Research (amoutinho@iseg.ulisboa.pt) para apoio no concurso.