Search button

Campus Sustentável

O campus é o espaço onde parte do processo de formação dos nossos alunos acontece. Por esse motivo, é fundamental que seja um exemplo de práticas sustentáveis, tanto em termos comportamentais quanto tecnológicos e logísticos. O compromisso do ISEG é tornar o nosso campus neutro em carbono e um exemplo de inovação verde até 2050.

Eficiência Energética

A eficiência energética no campus do ISEG refere-se ao uso racional da energia em todas as áreas do campus e a adoção de medidas como a implementação de novas soluções tecnológicas de monitorização dos consumos, aparelhos mais eficientes em termos energéticos, a utilização de sistemas de iluminação mais eficientes e a mudança de comportamento dos membros da comunidade em relação ao consumo de energia.

A eficiência energética reduz significativamente o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade energética.

https://www.iseg.ulisboa.pt/sustentabilidade/wp-content/uploads/sites/20/2023/06/BARRA_LOGOS-FUNDO-AMBIENTAL-_-PRR.png

Compras Sustentáveis

Desde 2022 que o ISEG adotou a sua Política de Compras Sustentável, permite a redução do impacto ambiental das nossas atividades de aquisição de bens e serviços.

Ao optar por produtos e serviços que sejam produzidos de forma mais sustentável, com materiais reciclados ou renováveis, ou que tenham menor impacto ambiental durante a sua vida útil estamos a contribuir com o meio ambiente e a cumprir com as metas de sustentabilidade. Adotamos uma abordagem mais consciente em relação às compras para poder inspirar outras organizações a fazerem o mesmo e contribuir para as mudanças necessárias.

Redução das Emissões de C02

O ISEG busca constantemente o alcance das metas de emissões definidas nacional e internacionalmente e, também dos objetivos do ECO.AP 2030. O primeiro passo para iniciar esta transição foi realizar o cálculo das suas emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e a elaboração de um plano de ação para o alcance da neutralidade carbónica até 2030.

Com este propósito, foi contabilizada a pegada carbónica organizacional do ISEG para o ano base de 2019, e os anos subsequentes, 2020 e 2021. O Plano de Ação engloba um conjunto de medidas de redução das emissões de âmbito 1, 2 e 3 e um plano de compensação das emissões remanescentes, e que permitirá o alcance deste objetivo.

Reciclagem no Campus

O ISEG esta empenhado em reduzir a sua produção de resíduos indiferenciados e melhorar a sua recolha e separação de resíduos recicláveis, contribuindo para a economia circular dentro do campus.

Campanhas de Consciencialização

O ISEG promove regularmente campanhas de consciencialização entre os membros da comunidade, com o propósito de reduzir a geração de resíduos e incentivar a prática da separação correta dos materiais.

Resíduos Sólidos

O tratamento dos resíduos sólidos no campus do ISEG é realizado de forma responsável e sistémica. O campus conta com lixeiras específicas para cada tipo de resíduo, como papel, plástico, metal e vidro. Todo o resíduo é coletado diariamente por uma equipa que se encarrega de transportá-lo para os contentores centrais de reciclagem do ISEG.

Outros Residuos

O papel e o papelão, as lâmpadas e as pilhas são recolhidas e entregues para a recolha especializada. Os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) são armazenados de forma segura e encaminhados para a reciclagem.

Está a nascer no ISEG uma Mini-Floresta Urbana!

A Mini-floresta do ISEG é parte integrante do projeto de investigação TERRARE, conduzido no SOCIUS/CSG.

Conheçe a Mini-floresta