In memoriam de Margarida Duarte

Há colegas que nos deixam porque se aposentam, outros porque partem para outras escolas outros por que nos deixam para sempre. É sempre com uma enorme tristeza e dificuldade que comunico à Escola e à sua comunidade a partida de um colega, ainda no ativo, e que sentimos que estaria longe de chegar a hora natural de nos deixar. Infelizmente, venho comunicar que faleceu a nossa colega a Prof.ª Margarida Duarte.

Conheci a Prof.ª Margarida Duarte ainda assistente como eu, quando se iniciava a carreira docente universitária apenas com licenciatura (que ela concluiu em 1986). Partilhei com ela, durante uns anos o mesmo gabinete (dos assistentes e estagiários) que a Escola nos proporcionava e por isso tive a oportunidade de “crescer”, academicamente, durante uns anos, a seu lado. Após um período curto de tempo em que chegámos os dois a ser colegas de unidade curricular lecionando a cadeira de Marketing, os nossos destinos divergiram. Eu fui para Finanças e ela progrediu em Marketing. E foi nessa área científica que desenvolveu e em que se distinguiu ao longo de toda a sua posterior carreira letiva e científica.

Mais tarde, na segunda metade da década de 90, voltámos a encontrar-nos na Manchester Business School, onde eu voltava já pós-doutorado, estando ela a realizar os seus estudos de doutoramento, os quais concluiu com sucesso em 2000.

Regressando a Portugal, a Prof.ª Margarida Duarte dedicou-se ao ensino de várias unidades curriculares nos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento.

Publicou também vários artigos científicos na área tanto marketing, e no ISEG desenvolveu tarefas de coordenação quer do curso de pós-graduação em Marketing quer do Mestrado em Marketing. Foi no meu primeiro mandato como Presidente do ISEG que tive o gosto de a nomear Presidente do Departamento de Gestão à frente do qual fez um importante trabalho ao serviço dos colegas e da Escola.

Destaca-se ainda uma vida de grande dedicação à orientação de dezenas de alunos do mestrado em Marketing. Foi coordenadora da área científica de Marketing, membro do Conselho Científico e do Conselho de Escola.

A vida não foi fácil para a Prof. Margarida Duarte. Ainda muito jovem, a poliomielite apanhou-a sem piedade e desse ataque nunca recuperou totalmente, tendo-lhe deixado marcas que a diferenciavam na sua locomoção. Mas se isso poderia ser um handicap, sempre ela o rejeitou deixando-nos o exemplo de como por vezes são vãs as nossas queixas sobre as dificuldades e as limitações que nos tolhem. E foi com ela que eu aprendi a dificuldade de ser diferente em Portugal. Por isso lhe agradeço essas lições de vida que, sem saber, nos ia dando, dia a dia, quando partilhava connosco os momentos de trabalho e amizade, permitindo-nos disfrutar do seu generoso sorriso.

Recentemente, quando a doença a voltou a tocar, a Prof.ª Margarida Duarte voltou a ser de uma discrição total, preferindo a reserva, e lutando até ao fim com uma firmeza e abnegação admiráveis, conseguindo manter o serviço docente até quase aos últimos dias de vida.

Os colegas e a Escola sentem orgulho de a ter tido como uma de entre nós e os seus alunos sempre a recordarão com a melhor das memórias.

A professora Margarida Duarte faleceu no passado dia 7 de dezembro. No Sábado, dia 10, o féretro estará na capela mortuária da igreja de S. João de Deus a partir das 18 e até às 22 horas. No Domingo, dia 11, pelas 12.30 e ainda na capela mortuária da igreja de S. João de Deus, será feita a encomendação pelo sacerdote e, seguidamente, pelas 13.00h seguirá para o cemitério dos Olivais onde será realizada a cremação.

Que descanse em paz.

João Duque