Prémios e Distinções

Aluno do ISEG recebe Prémio Professor Jacinto Nunes

O Prémio Professor Jacinto Nunes, atribuído pelo Banco de Portugal (BdP), distingue anualmente os melhores alunos da licenciatura em Economia em Portugal. A última edição, respetiva ao ano letivo 2021/2022, premiou o nosso aluno Miguel Teixeira Rodrigues Inverneiro, que obteve uma média de 17.64 (18 valores).

A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 10 de janeiro, na Sede do Banco de Portugal, em Lisboa.

“ISEG é como uma segunda casa.

Só efetivamente no contacto com outros alunos de backgrounds diferentes é que realmente entendi o quão completa e única foi a minha experiência e formação de licenciatura. É um sentimento incrível saber que faço parte das várias gerações de jovens Economistas formadas no que podemos chamar a mais antiga e das melhores escolas de economia do país. Celebro a atribuição do prémio Professor Jacinto Nunes pelo Banco de Portugal, atribuído aos melhores alunos de economia com muito orgulho, mas partilho esta vitória com a minha família, com os meus amigos, colegas, professores e com toda a comunidade do ISEG que de uma forma ou de outra fez parte do meu percurso.

Um agradecimento especial vai para os professores que contribuíram para esta jornada e que para além do seu desafio diário ainda se encontraram a ensinar durante uma pandemia. Foi sem dúvida um percurso com altos e baixos, mas focado no processo e na aprendizagem e por isso vai ser uma experiência que guardo para sempre.

Este prémio é um marco muito importante pois permite o reconhecimento do esforço de jovens Economistas que como eu não só daremos forma ao futuro como somos o futuro e o futuro aguarda alguns desafios. Ultimamente as lições que se têm aprendido é que são necessárias novas formas de organização da sociedade para enfrentar estes desafios que se erguem perante o sistema atual, nomeadamente o crescente envelhecimento da população, as alterações climáticas e a acentuada desigualdade que é observada.

Todas as respostas só podem ser dadas pelos cidadãos de amanhã e daí a eminente necessidade de apostar na formação dos mesmos e a importância de reconhecer os seus sucessos”.

Miguel Teixeira Rodrigues Inverneiro,
Licenciatura em Economia 2021/2022