Mini-floresta ISEG | 1ª oficina prática tem inscrições abertas

Deseja participar na primeira oficina prática da mini-floresta? As inscrições encontram-se abertas AQUI.

Está lançado o processo participativo para a criação e manutenção de uma mini-floresta urbana no ISEG. Este processo integra o projeto de investigação TERRARE: investigação-ação para a regeneração eco-social, coordenado por Oriana Rainho Brás, investigadora do SOCIUS/CSG, e conta com o apoio do ISEG Sustainability. A FCUL, pioneira na criação de mini-florestas urbanas em Portugal, é parceira deste projeto. Também a Valorsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, SA. é parceira deste projeto, fornecendo o composto orgânico para enriquecimento do solo.

O projeto de investigação TERRARE pretende refletir sobre os processos eco-sociais envolvidos na criação de uma mini-floresta urbana, a participação da comunidade universitária e as dinâmicas da investigação sobre a regeneração do solo através da reflorestação e o envolvimento comunitário.

Ao longo dos meses do outono e do inverno de 2023, serão realizadas oficinas eco-sociais para envolver a comunidade universitária e desenvolver o conhecimento necessário à criação e manutenção de uma floresta segundo o método “tiny forest” proposto pelo biólogo Akira Miyawaki. Este método segue os princípios da sucessão natural, através da plantação densa de espécies autóctones (nativas) que permite o seu rápido crescimento em espaços pequenos com até 300m2. O modelo de tiny florest traz diversos benefícios como a diversificação da fauna e da flora locais, absorção de carbono, fixação de água, regulação térmica e regeneração do solo. Os membros da comunidade do ISEG estão convidados a participar na criação desta floresta, que pretende ser uma laboratório vivo e participado desde o planeamento, design, implementação, ao cuidado e ao usufruto.

Saiba mais sobre o projeto AQUI.