Antigo aluno do ISEG salvou cerca de 1000 judeus do holocausto

Alberto Carlos de Liz Teixeira Branquinho, nascido em 1902, em Viseu, é um dos mais ilustres antigos alunos do ISEG e faz parte da lista dos Salvadores Portugueses que durante a Segunda Guerra Mundial se arriscaram para ajudar milhares de pessoas da perseguição do regime nazi.

Licenciado em Ciências Económicas e Financeiras no antigo Instituto Superior de Comércio, atualmente designado ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, concluiu o curso em 1928, com 14 valores, e em 1930 ingressou no quadro diplomático. Passou pelo Rio de Janeiro, Pequim e Xangai até ser chamado para representação diplomática em Budapeste, na Hungria, em 1944. Nesse ano, as tropas alemãs ocuparam a Hungria e as perseguições aos judeus intensificaram-se. Durante a sua estadia em Budapeste como encarregado de negócios, após o embaixador Carlos Sampaio Garrido ser chamado por Salazar, Branquinho obteve autorização para atribuição de passaportes portugueses a judeus húngaros com a orientação de Sampaio Garrido, permitindo assim a sua emigração e fuga.

Em 2011, as autoridades húngaras homenagearam Branquinho e Sampaio Garrido por salvarem cerca de 1000 judeus húngaros, descerrando uma placa com os seus nomes na parede exterior do antigo Grand Hotel Dunapalota-Ritz, onde então se localizava a Legação Portuguesa. Também nas traseiras da Sinagoga Dohány, em Budapeste, junto à Árvore da Vida, está erigido um memorial que recorda o Holocausto e faz homenagem a todos aqueles que ajudaram a salvar Judeus.

Durante uma deslocação a Budapeste o professor João Lopes Dias, vice-presidente do ISEG, teve oportunidade de visitar o memorial identificando rapidamente os nomes destes dois portugueses, Branquinho e Garrido.  “Apesar das suas notáveis ações, o reconhecimento nacional e internacional destes heróis muitas vezes é ofuscado pelas ações de Aristides de Sousa Mendes. Talvez por isso, eu desconhecesse os seus nomes e as suas conquistas”, refere.

Em Portugal, somam-se as homenagens aos salvadores portugueses do Holocausto. Mais recentemente, em 2021, teve lugar o lançamento de três volumes da coleção Essencial da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), a emissão e obliteração de cinco selos dos CTT e o descerramento de uma placa com os nomes destes, no Palácio das Necessidades, sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Entre eles, o ISEG orgulha-se de constar o nome do antigo aluno Alberto Carlos de Liz Teixeira Branquinho.

Certificado do aluno Alberto Carlos de Liz Teixeira Branquinho.

Homenagem a Alberto Carlos Branquinho no Memorial da Sinagoga Dohány, em Budapeste.

Emissão filatélica de cinco selos em homenagem aos Salvadores Portugueses. O terceiro homenageado em selo é Alberto Carlos Branquinho.

Capas dos três volumes da Coleção Essencial da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).