Prémios e Distinções

Aluna do ISEG conquista 3º lugar na final nacional do Global Management Challenge

A fase nacional do Global Management Challenge decorreu no dia 22 de fevereiro. Depois de um dia intenso de trabalhos, as oito equipas apuradas para a final nacional tiveram, mais uma vez, de gerir da melhor forma uma empresa. Realizaram cinco tomadas de decisão sobre o futuro do negócio.

Filipa Pereira, aluna de MAEG e estagiária na área de risco no Banco Montepio, integrou a equipa “Accenture”, distinguida com o 3º lugar, juntamente com Diogo Ventura (aluno de Mestrado em Negócios Internacionais, na Universidade do Minho), Inês Oliveira (aluna de Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia, na Universidade do Minho), António Correia (aluno de Licenciatura em Matemática aplicada à Gestão do Risco, na Universidade Nova de Lisboa) e Rita Simões (aluna de Mestrado Integrado em Engenharia Química, na Universidade de Aveiro).

O Global Management Challenge é a maior competição internacional de estratégia e gestão, com origem em Portugal, e encontra-se presente em mais de 30 países. Consiste numa simulação empresarial interactiva em que cada equipa gere uma Empresa com o objectivo de obter o melhor desempenho do investimento para a sua empresa no mercado em que se insere.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do vice-presidente do ISEG, professor José Veríssimo, e a assessora da Presidência, Filomena Ferreira.

Equipa Accenture durante o processo de tomada de decisão.

Entrega do certificado de participação à equipa Accenture, classificada em 3º lugar na final nacional do GMC.

Filomena Ferreira, Assessora da Presidência e Provedora do Aluno do ISEG, e Filipa Pereira.

Filipa Pereira falou-nos sobre a sua experiência no GMC:

O GMC é mais do que uma simples competição; é uma simulação empresarial interativa que reproduz o ambiente dinâmico e complexo das empresas reais. Com o objetivo de otimizar o desempenho do investimento da empresa, cada equipa é desafiada a tomar decisões em diversas áreas enfrentando a concorrência e adaptando-se às flutuações econômicas.

A minha caminhada no GMC foi marcada por uma aprendizagem contínua e trabalho em equipa. Tivemos de analisar cuidadosamente dados históricos, definir estratégias e tomar decisões cruciais sob pressão. A experiência proporcionou um terreno fértil para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, especialmente para alguém como eu, cujo curso está mais centrado na parte técnica da matemática. A nível mais pessoal, foi uma oportunidade de mergulhar num ambiente desafiador e enriquecedor, onde pude aplicar e aprimorar as minhas competências de estratégia e gestão.

É com grande satisfação que compartilho que a minha equipa alcançou o 3º lugar entre 480 equipas nesta edição do GMC, um salto significativo em relação ao 7º lugar no ano anterior. Este resultado positivo foi alcançado muito graças ao empenho e dedicação de todos os membros da equipa, ressalvando também o background teórico e orientação recebidos do ISEG, que se revelaram uma mais-valia indispensável. Que esta experiência sirva como inspiração para futuras gerações de estudantes do ISEG, incentivando-os a explorar novos horizontes e a buscar constantemente a excelência em tudo o que fazem”.