Economia I (2 º Sem 2014/2015)

ECO , FIN , GES , MAEG

3. Organização da unidade curricular Link

Alguns tópicos sobre a organização da disciplina

Semanalmente são leccionadas duas aulas teóricas de 50 minutos cada e uma aula prática de uma hora e 50 minutos.

As aulas teóricas têm essenvialmente um carácter expositivo por parte do docente. Estas aulas  têm por objectivo central apresentar os tópicos e desenvolvimentos teóricos fundamentais a uma boa compreensão dos vários capítulos do programa, recorrendo sempre a um conjunto de powerpoints auxiliares para a exposição da matéria, directamente associados ao manual Microeconomics,  de Krugman and Wells (2012). Os powerpoints das aulas teóricas  estão acessíveis aos estudantes no site da cadeira e devem ser, desejavelmente, impressos antes de cada aula teórica, de forma a poder-se acompanhar da melhor forma o decorrer da aula e poder até ser tomado como base para tomar apontamentos pessoais.

As aulas práticas servem para a realização de exercícios variados e esclarecimento de dúvidas sobre a matéria. Os exercícios a realizar nas aulas práticas (ver separador Caderno de Exercícios) estão ligados com os capítulos do programa leccionados nas teóricas.

A participação em ambos os tipos de aula é igualmente importante, para uma compreensão adequada dos conceitos e sua efectiva aplicação. No 2º semestre não há, porém, obrigatoriedade de frequência das aulas para efeitos de avaliação, não se aplicando o requisito de assiduidade para o acesso à prova escrita de Época Normal que é comum empregar-se na edição do 1º semestre. [Para informações detalhadas sobre a avaliação ver a secção "Método de Avaliação", nesta página de internet]

Para além dos exercícios trabalhados nas aulas e daqueles que constam do Caderno de Exercícios mas que não são resolvidos nas aulas práticas, os alunos são fortemente encorajados a resolver em casa exercícios retirados de anteriores provas de avaliação,  disponibilizadas numa secção deste site. Seguir esta metodologia de estudo trará excelentes frutos na preparação e promoção das competências individuais de cada aluno nesta disciplina. Os alunos têm também à sua disposição, associado ao conteúdo de cada aula prática, alguns exercícios complementares com resolução para acederem a uma maior diversidade de fontes que reforcem o estudo individual.