Estratégia e Prospectiva (1 º Sem 2015/2016)
ECO , ECN , EGERAIS , FIN , GES , MNG , MAEG
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PARTE I - A GESTÃO ESTRATÉGICA
1.Conceito de estratégia e o processo de gestão estratégica
1.1. - Conceito de estratégia. Na origem a estratégia militar. 1.2. - A adoção do conceito pela gestão empresarial. 1.3. - A estratégia empresarial no contexto da gestão. 1.4. - O processo de gestão estratégica. 1.5. - As áreas da gestão estratégica: a análise estratégica, a escolha da estratégia e a realização da estratégia.
2. Gestão e estratégia empresarial 2.1. - O cenário competitivo do Século XXI e a globalização da economia: a estratégia e as novas formas da competitividade. 2.2. - A missão, a visão, os objetivos da empresa como elementos da estratégia a longo prazo. 2.3. - A natureza e importância dos stakeholders. 2.4. - A matriz de SWOT como instrumento de análise e diagnóstico da empresa.
3. Análise do ambiente externo: ameaças e oportunidades 3.1. - O ambiente externo, em geral. 3.2. - Estratégia e concorrência. O modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter para a análise da concorrência no sector. 3.3. - Análise da concorrência.
4. Análise do ambiente interno: forças e fraquezas 4.1. - A importância da análise interna. O desafio que representa para a empresa. 4.2. - As condições que afetam as decisões da gestão. 4.3. - Recursos, capacidades e debilidades da empresa. 4.4. - A capacidade para criar valor: a cadeia de valor segundo Michael Porter. A análise da cadeia de valor.
PARTE II - PROSPETIVA E CENÁRIOS
5.Prospetiva, Horizon Scanning e Cenários: origens, princípios e conceitos-chave. A Prospetiva como projeto de investigação sobre o futuro.
5.1. - Origem e evolução do conceito. Os primeiros trabalhos sobre Prospetiva. Previsão versus Prospetiva. 5.2. - A Prospetiva como instrumento de redução da incerteza. Postulados fundadores. 5.3. - Prospetiva Estratégica: princípios, objetivos e escolas de pensamento. A Prospetiva como ferramenta essencial da estratégia. 5.4. - As duas grandes escolas da Prospetiva: a anglo-saxónica e a francesa. Carácter interdisciplinar da Prospetiva. 5.5. - Operacionalização de conceitos-chave (simulação).
6.Uma cartografia das técnicas e ferramentas metodológicas de Prospetiva, Horizon Scanning e Cenários
6.1. - Técnicas e ferramentas para trabalhar a criatividade e a inovação. 6.2. - Técnicas e ferramentas para trabalhar atores-chave. 6.3. - Técnicas e ferramentas para trabalhar fatores-chave.
7.Construção de Cenários. Os Cenários como principal instrumento da Prospetiva.
7.1. - Os Cenários Industriais de Michael Porter. 7.2. - O Planeamento Estratégico por Cenários de Peter Schwartz ("a escola da Shell"; escola lógico-intuitiva). 7.3. - Simulação hands-on. |