Processos Estocásticos e Aplicações (2 º Sem 2019/2020)

ECO , ECN , FIN , GES , MNG , MAEG

Método de Avaliação

A aprovação à unidade curricular pode ser obtida por avaliação contínua ou por exame final (da época normal ou da época de recurso). A classificação final será atribuída na escala de 0 a 20. A classificação mínima para obtenção de aprovação é 9,5.

1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA

Opcional. Entrega da resolução de uma ficha de exercícios, classificada na escala de 0 a 20. Grupos de 3 alunos.

2. EXAME DE ÉPOCA NORMAL

Consiste numa prova escrita individual de 90 minutos, classificada na escala de 0 a 20.

A prova escrita terá três blocos de questões, de 30 minutos cada, cuja resolução será submetida separadamente em formato PDF no sistema MS Forms. O primeiro bloco incide sobre os capítulos 1, 2 e 3 do programa. O segundo bloco incide sobre os capítulos 4 e 5. Finalmente, o terceiro bloco incide sobre os capítulos 6 e 7. A prova é sem consulta, os alunos podem usar máquina de calcular científica (não gráfica) e será disponibilizado um formulário sobre alguns tópicos dos capítulos 4, 5 e 6 do programa.

3. AVALIAÇÃO FINAL DE ÉPOCA NORMAL

Nota Final = max(0.75*EN + 0.25*AC, EN) onde EN é a nota do exame de época normal e AC a nota da ficha de exercícios.

4. EXAME DE ÉPOCA DE RECURSO

Consiste numa prova escrita individual com o mesmo formato da prova escrita do exame de época normal. Destina-se aos alunos que não tenham ainda obtido aprovação ou que pretendam fazer melhoria de nota. A nota final é igual à nota do exame de época de recurso.

5. LIMITE À NOTA

Atendendo à especificidade do actual semestre e aos meios de avaliação utilizados, os alunos poderão ser solicitados a realizar uma prova complementar oral nos seguintes casos:

  1. Se a classificação final for superior ou igual a 18 valores. A não comparência à prova oral implica a nota final de 17 valores.
  2. Se realizar melhoria de nota. A nota final pode descer ou subir no máximo dois valores em relação à nota da prova escrita. 
  3. Se existir suspeita de alguma irregularidade cometida pelo aluno aquando da realização da prova.