Sociologia do Trabalho e da Empresa (1 º Sem 2008/2009)

ECO , FIN , GES , MAEG

Bem-vindo/a à Página de STE Sociolgia do Trabalho e da Empresa

SARA FALCÃO CASACA (Responsável)

JOÃO PEIXOTO

MARIA JOÃO FERREIRA NICOLAU DOS SANTOS

SOFIA ISABEL COELHO BENTO

Últimos Anúncios

Publicação de Notas

A consulta de provas terá lugar no dia 23 de Setembro, quarta-feiras, às 14 horas, no gabinete 214, do edifício da Miguel Lupi.

Breve introdução

A unidade curricular de Sociologia do Trabalho e da Empresa, pelos seus conteúdos, pelas problemáticas teóricas que aborda e pelos dados empíricos que se propõe trabalhar com os estudantes, assume-se como uma disciplina fundamental na formação em Gestão. A componente teórica e a prática estão equilibradas, de modo a melhor ajudar a reflectir sobre as actuais dinâmicas no mundo do trabalho, do emprego e da empresa. Uma vez inseridos no mercado de trabalho, os gestores diferenciam-se pela invulgar capacidade de definir estratégias e práticas que permitam a competitividade das empresas que os empregam. Milhares de alunos terminam os seus cursos anualmente? em Portugal e no mundo, mas só alguns se destacam. Na verdade, cada vez mais, o requisito da competitividade não depende de receitas fáceis, de abordagens simplistas, de estratégias meramente tecnocêntricas (orientadas apenas para a inovação tecnológica) ou centradas no obsessivo emagrecimento e redução de custos. Depende sim de uma perspectiva criativa e abrangente que atente na inteligência, na criatividade, na motivação de todos os colaboradores, na consciência e responsabilidade social; que se revele, no fundo, adequada tanto ao contexto empresarial específico, como, igualmente, ao meio socioeconómico envolvente. Ora, STE tem como objectivo dar a conhecer em profundidade, numa óptica analítica, reflexiva e crítica, as transformações complexas com que hoje se debatem as empresas, os seus gestores e trabalhadores, numa economia que se afirma cada vez mais como global e no quadro de uma sociedade que se debate com o desafio de ser informacional? integrada e coesa. Por fim, importa salientar que, para além das aulas téorico-práticas, a equipa encontra-se sempre ao dispor dos alunos para eventuais esclarecimentos ou orientações. A disciplina terá mais interesse se trabalharmos juntos.