Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Produção científica

    Provas académicas

    Sarrico CS (2008).  Relatório de um Grupo de Unidades Curriculares do Mestrado em Gestão Pública da Universidade de Aveiro: Gestão de Operações em Serviços, Medição e Gestão do Desempenho Organizacional, Estudos em Gestão de Operações, Provas de Agregação em Ciências Sociais (Júri: Alberto Amaral, Carlos Bana e Costa, Pedro Pita Barros, Artur da Rosa Pires, José Manuel Moreira), Universidade de Aveiro, Aveiro.

    Sarrico CS (2008).  Sumário do seminário « A Gestão do Desempenho nas Universidades», Provas de Agregação em Ciências Sociais (Júri: Alberto Amaral, Carlos Bana e Costa, Pedro Pita Barros, Artur da Rosa Pires, José Manuel Moreira), Universidade de Aveiro, Aveiro.

    Sarrico CS (1998). Performance Measurement in UK Universities: Bringing in the Stakeholders' Perspectives Using Data Envelopment Analysis . PhD Thesis, University of Warwick, UK (supervisor: Robert G. Dyson, external examiner: Valerie Belton, internal examiner: Emmanuel Thanassoulis).  http://wrap.warwick.ac.uk/36430/

    Livros

    Rego A, Moreira JM e Sarrico C (2003). Gestão Ética e Responsabilidade Social das Empresas. Um estudo da situação portuguesa. Principia: Cascais.

    Coordenação editorial de livros

    Rosa MJ, Moura e Sá P, Sarrico CS (Org) (2014).  Qualidade em Ação: Casos de Aplicação de Ferramentas e Metodologias da Qualidade.  Edições Sílabo: Lisboa.


    Stensaker B, Välimaa J, Sarrico CS (Eds) (2012). Managing reform in universities: The dynamics of culture, identity and organisational change.  Palgrave: Basingstoke.  

    Capítulos de livros

    Sarrico CS, Rosa MJ, Moura e Sá P, Sampaio P (2014).  Introdução.  In: Rosa MJ, Moura e Sá P, Sarrico CS (Org) (2014).  Qualidade em Ação: Casos de Aplicação de Ferramentas e Metodologias da Qualidade.  Edições Sílabo: Lisboa, pp 17-28.

    Moura e Sá P, Rosa MJ, Sarrico CS (2014).  Breve introdução às ferramentas e metodologias da qualidade.  In: Rosa MJ, Moura e Sá P, Sarrico CS (Org) (2014).  Qualidade em Ação: Casos de Aplicação de Ferramentas e Metodologias da Qualidade.  Edições Sílabo: Lisboa, pp 29-76.

    Sarrico CS e Rosa MJ (2013).  Sucesso escolar nas escolas secundárias portuguesas: a importância da gestão do desempenho.  In: Veloso L, Abrantes P (Orgs), Sucesso Escolar.  Editora Mundos Sociais: Lisboa, pp 77-104.

    Veiga A, Sarrico CS (2013). Changes in Governance: do They Help Overcome Barriers to the Implementation of the European Standards and Guidelines for Quality Assurance in Higher Education? In: Eggins H, Drivers and Barriers to Achieving Quality in Higher Education. Sense Publishers: Rotterdam, pp 67-82.

    Sarrico CS (2013). Painel II: Implicações das aprendizagens dos alunos na avaliação das escolas.  In: Bettencourt AM, A Avaliação das Aprendizagens na Avaliação da Educação. Conselho Nacional de Educação: Lisboa, pp 89-96.

    Stensaker B, Henkel M, Välimaa J, Sarrico CS (2012). Introduction: How is change in higher education managed.  In: Stensaker B, Välimaa J, Sarrico Cs (Eds), Managing reform in universities: The dynamics of culture, identity and organisational change.  Palgrave: Basingstoke, pp 1-18.

    Sarrico CS, Melo AI (2012).  Let the devil choose: frustration or anxiety in the wake of performance measurement in universities.  In: Stensaker B, Välimaa J, Sarrico Cs (Eds), Managing reform in universities: The dynamics of culture, identity and organisational change.  Palgrave: Basingstoke, pp 81-97.

    Välimaa J, Stensaker B, Sarrico CS (2012).  Conclusion: New practices and identities as drivers of cultural change.  In: Stensaker B, Välimaa J, Sarrico Cs (Eds), Managing reform in universities: The dynamics of culture, identity and organisational change.  Palgrave: Basingstoke, pp 238-245.

    Rosa MJ and Sarrico CS (2012).  Quality, Evaluation and Accreditation: from Steering, through Compliance, on to Enhancement and Innovation? In: Amaral A and Neave G (Eds), Higher Education in Portugal 1974 - 2009. A Nation, a Generation.  Springer: Dordrecht, pp 249-264

    Sarrico CS (2012).  Satisfação dos Estudantes e Implicações para a Gestão das Instituições de Ensino Superior.  In: Magalhães A, Machado ML & Sá MJ (Orgs).  Satisfação dos Estudantes do Ensino Superior Português.  CIPES: Matosinhos.

    Vukasović M and Sarrico CS (2010).  Inequality in Higher Education: Definitions, Measurements, Inferences.  In: Goastellec G (Eds), Understanding Inequalities in, through and by Higher Education.  Sense Publishers: Rotterdam, pp 1-16.

    Koryakina T, Sarrico CS, Teixeira PN (2010).  The higher education system and producing science.  In: Belyaev D and Roca Z (Eds).  Portugal in the Era of the Knowledge Society, Edições Universitárias Lusófonas: Lisbon, pp 131-154.

    Santiago RA, Leite D, Genro MEH, Leite MC, Braga AM, Polidori M, Santos I, Sarrico CS, Cardoso S (2009).  Avaliação institucional na melhoria dos cursos e do ensino na Universidade: a visão dos estudantes.  In Leite D (org), Avaliação Participativa e Qualidade: Os Atores Locais em Foco, Editora Sulina & Editora Universitária Metodista IPA: Portalegre, pp 117-125.

    Sarrico CS e Rosa MJ (2008).  Qualidade e acreditação no ensino superior: Modelos e tendências actuais.  In: Amaral AA (Org.), Políticas de Ensino Superior: Quatro Temas em Debate.  Conselho Nacional de Educação: Lisboa, pp 377-402. 

    Teixeira P, Cardoso MF, Sarrico CS and Rosa MJ (2007).  The Portuguese public university system: on the road to improvement.  In: Bonnacorsi A and Daraio C (Eds), Universities and Strategic Knowledge Creation: Specialization and Performance in Europe.  Edward Elgar: Cheltenham, pp 347-375.

    Coelho IP, Sarrico CS, Rosa MJP (2007).  Assessoria na educação: que contributos para o desempenho da escola.  In: Costa JA, Neto-Mendes A, Ventura A (Orgs), A Assessoria na Educação em Debate. Universidade de Aveiro: Aveiro, pp 109-118.

    Santiago AR, Leite D, Leite C e Sarrico CS (2005).  Representações dos estudantes sobre a influência da avaliação institucional na melhoria dos cursos e do ensino na universidade.  In: Medeiros T e Peixoto E (Orgs), Desenvolvimento e Aprendizagem: do Ensino Secundário ao Ensino Superior.  Universidade dos Açores, pp 229-236.

    Rodrigues C e Sarrico C (2004).  A gestão estratégica e a avaliação de desempenho: concepção do modelo balanced scorecard numa escola secundária.  In: Costa JA, Neto-Mendes A, Ventura A (Orgs), Políticas e Gestão Local da Educação. Universidade de Aveiro: Aveiro, pp 347-360.

    Santiago RA, Leite D, Leite C e Sarrico CS (2002).  Avaliação institucional e aprendizagem organizacional nas instituições de ensino superior  In: Costa JA, Neto-Mendes A, Ventura A (Orgs), Avaliação de Organizações Educativas. Universidade de Aveiro: Aveiro, pp 323-343.

    Coordenação editorial de revistas

    Sarrico CS and Rhodes ML (guest editors) (2012). The Praxis of Performance Management in the Public Domain. Special issue of the International Journal of Productivity and Performance Management 61:3. 

    Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

    Sarrico CS, Rosa MJ (2014). Student satisfaction with Portuguese higher education institutions: the view of different types of students. Tertiary Education and Management. 20: 2, 165-178.

    Sarrico CS, Veiga A, Amaral A (2013). Quality, Management and Governance in European Higher Education Institutions. Journal of the European Higher Education Area.  13: 4, 47-70.

    Sarrico CS, Veiga A, Amaral A (2013). The long road - how evolving institutional governance mechanisms are changing the face of quality in Portuguese higher education. Educational Assessment, Evaluation and Accountability 25: 4, 375-391

    Sarrico CS, Ferreira LMDF, Silva LFC (2013). POLQUAL - measuring service quality in police traffic services. International Journal of Quality and Service Sciences.  5: 3, 275-289.

    Rosa MJ, Sarrico CS and Amaral A (2012). Academics' Perceptions on the Purposes of Quality Assessment. Quality in Higher Education 18:3, 349-366.

    Cardoso S, Santiago R and Sarrico CS (2012). The social representations of students on the assessment of universities' quality: the influence of market and manageralism-driven discourse. Quality in Higher Education 18:3, 281-296. 

    Cardoso S, Santiago R, Sarrico CS (2012). The impact of quality assessment in universities: Portuguese students' perceptions. Journal of Higher Education Policy & Management 34:2, 1-14.

    Sarrico CS, Rosa MJ, Manatos MJ (2012). School performance management practices and school achievement. International Journal of Productivity and Performance Management 61:3, 272-289. 

    Halligan J, Sarrico CS, Rhodes ML (2012). On the road to performance governance in the public domain? International Journal of Productivity and Performance Management 61:3, 224-234.  

    Daraio C et al (2011). The European university landscape: A micro characterization based on evidence from the Aquameth project. Reserch Policy 40:1, 148-164.  

    Pinheiro MM, Sarrico CS, Santiago RA (2011).  Competências de auto-desenvolvimento e metodologias PBL num curso de contabilidade: perspectivas de alunos, docentes, diplomados e empregadores.  Revista Lusófona de Educação.  17: 17, 147-166.  

    Sarrico CS, Rosa MJ, Coelho IP (2010).  The Performance of Portuguese Secondary Schools. An exploratory study.  Quality Assurance in Education 18: 4, 286-303.  

    Sarrico CS (2010).  On performance in higher education: towards performance governance? Tertiary Education and Management 16: 2, 145-158.  

    Sarrico CS, Rosa MJ, Teixeira PN and Cardoso MF (2010).  Assessing quality and evaluating performance in higher education: worlds apart or complementary views?  Minerva 48: 1, 35-54.  

    Melo AI, Sarrico CS, Radnor Z (2010).  The influence of performance management systems on key actors in universities: the case of an Englishuniversity.  Public Management Review 12: 2, 233-254.  

    Sarrico CS, Rosa MJ (2009). Measuring and Comparing the Performance of Portuguese Secondary Schools: A Confrontation between Metric and Practice Benchmarking.  International Journal of Productivity and Performance Management 58:8, 767-786.  

    Sarrico CS, Teixeira PN, Rosa MJ and Cardoso MF (2009). Subject mix and performance in Portuguese universities. European Journal of Operational Research 197:1, 287-295. 

    Taylor JS, Brites R, Correia F, Farhangmehr M, Ferreira JB, Machado ML, Sarrico C and Sá MJ (2008). Strategic enrolment management: improving student satisfaction and success in Portugal. Higher Education Management and Policy 20: 1, 1-17.

    Melo AI, Sarrico CS and Radnor Z (2008). Research design for analysing the relationship between governance structures and performance management systems in universities. Reflecting Education 4: 2, 68-81.

    Leite D, Santiago RA, Leite MCL, Genro MEH, Braga AM, Polidori M, Broilo C, Sarrico CS and Santos I (2007). Estudantes e avaliação da universidade: um estudo conjunto Brasil-Portugal. Cadernos de Pesquisa. 37: 132, 661-686.  

    Leite D, Santiago RA, Sarrico CS, Leite CL and Polidori M (2006) Students' perceptions on the influence of institutional evaluation on universities. Assessment and Evaluation in Higher Education 31: 6, 625 - 638.

    Rego A, Sarrico CS and Moreira JM (2005). Trust in Portuguese public authorities. Public Integrity 8: 1, 77-92.

    Sarrico CS and Dyson RG (2004).  Restricting virtual weights in data envelopment analysis.  European Journal of Operational Research 159: 1, 17-34.  

    Dyson RG, Allen R, Camanho AS, Podinovski VV, Sarrico CS and Shale EA (2001).  Pitfalls and protocols in DEA.  European Journal of Operational Research 132: 2, 245-259. 

    Sarrico CS and Dyson RG (2000).  Using DEA for planning in UK universities - an institutional perspective.  Journal of the Operational Research Society 51: 7, 789 - 800.  

    Sarrico CS, Hogan SM, Dyson RG and Athanassopoulos AD (1997). Data envelopment analysis and university selection. Journal of the Operational Research Society 48: 12, 1163-1177.  

    Artigos apresentados em congressos

    Sarrico CS, Amaral A, Working together to take quality forward Quality of academic staff in Portuguese higher education institutions: a risk management approach 8th European Quality Assurance Forum, 21-23 November 2013, University of Gothenburg, Sweden.

    Melo AI, Sarrico CS, Radnor Z, Performance management systems in higher education: a comparative study between the UK and Portugal, PMA Symposium, Loch Lomond, 2-4 October 2013.

    Rosa MJ, Sarrico CS, Quality assurance in secondary and higher education: worlds apart or complementary views? 26th CHER Annual Conference, Lausanne, 9-11 September 2013.

    Koryakina T, Teixeira P, Sarrico CS, Income diversification in Portuguese universities: Successes and challenges for institutional governance and management.  EAIR 35th Annual Forum, Rotterdam, the Netherlands, 28-31 August 2013.

    Sarrico CS, Machado I, Information for quality management in Portuguese higher education institutions.  EAIR 35th Annual Forum, Rotterdam, the Netherlands, 28-31 August 2013.

    Sarrico CS, Pinheiro MM, Management academics: are they who we would like them to be? 3rd INBAM Conference, Lisbon, Portugal, June 17 to 19, 2013.

    Sarrico CS, Veiga A, Amaral A, Quality, Management and Governance in European Higher Education Institutions, XVII International Research Society for Public Management Conference, 10-12 April 2013, Prague, Czech Republic. 

    Melo AI, Sarrico CS, Radnor Z, Do governance structures matter for the success of performance management systems in universities?, XVII International Research Society for Public Management Conference, 10-12 April 2013, Prague, Czech Republic. 

    Sarrico CS, Veiga A, Amaral A, Quality, Management and Governance in Portuguese higher education institutions, CHER conference, 9-12 September 2012, Belgrade, Serbia.

    Koryakina T, Sarrico CS, Teixeira P, How do Higher Education Institutions in Portugal Respond to Funding Challenges: A Tale of Two Universities, CHER conference, 9-12 September 2012, Belgrade, Serbia. 

    Melo AI, Sarrico CS, Radnor Z, Do governance structures matter? Understanding the influences on performance management systems in universities, CHER conference, 9-12 September 2012, Belgrade, Serbia. 

    Melo AI, Sarrico CS, Radnor Z, Factors influencing performance management systems in universities: A comparative study between the UK and Portugal, Performance Management Association 2012 Conference, 11-13 July 2012, University of Cambridge, UK. 

    Koryakina T, Sarrico CS, Teixeira P, The impact of the funding changes on the university governance and management: the case of Portugal.  EUA Funding Forum, Salzburg, Austria, 11-12 June 2012.

    Sarrico CS, Alves AA, Academic staff quality in Portuguese public management education, XVI International Research Society for Public Management Conference, 11-13 April 2012, Rome, Italy.

    Pinheiro MM, Sarrico CS, Santiago RA, Effects on the students' personal competences of the usage of PBL methodologies in professional reality simulation environments, International Science and Technology Conference, 7-9 December 2011, Istanbul, Turkey.

    Koryakina T, Sarrico CS, Teixeira P, Income diversification in Portuguese universities: organizational transformations, successes and failures.  33 rd EAIR Forum 2011, 28-31 August 2011, Warsaw, Poland.

    Melo AI, Sarrico CS, Radnor Z, Managing performance in higher education institutions: a comparative study between entrepreneurial universities.  33 rd EAIR Forum 2011, 28-31 August 2011, Warsaw, Poland. 

    Rosa MJ, Sarrico CS, Amaral A, The Perceptions of Portuguese Academics on the Purposes of Quality Assessment. 24th Annual CHER Conference: What are the prospects for higher education in the 21st century? Ideas, research and policy, 23-25 June 2011, Reykjavík, Iceland. 

    Melo AI, Sarrico CS, Radnor Z, Changes in the roles, influences and accountabilities of key actors in higher education institutions: a comparative study between Portuguese and British universities.  24th Annual CHER Conference: What are the prospects for higher education in the 21st century? Ideas, research and policy, 23-25 June 2011, Reykjavík, Iceland. 

    Melo AI, Sarrico CS, Radnor Z, The use of performance information in Portuguese and British higher education institutions: the case of two entrepreneurial universities.  15th International Research Society for Public Management Conference, 11-13 April 2011, Dublin, Ireland. 

    Sarrico CS, Rosa MJ, Manatos MJ, School management practices and school achievement.  15th International Research Society for Public Management Conference, 11-13 April 2011, Dublin, Ireland. 

    Cardoso MF, Pinto MF, Sarrico CS, Rosa MJ, Different Perspectives on Academic Performance in Portuguese Secondary Schools. First Lisbon Research Workshop on Economics and Econometrics of Education, 7-8 Jan 2011, ISEG, Lisboa.

    Machado I, Sarrico CS, Ferreira C, Concepção de um modelo integrado de medição e gestão de desempenho para o 2º ciclo do ensino superior, I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Desafios Teóricos e Metodológicos. 8 e 9 de Outubro de 2010, Universidade de Aveiro, Portugal.

    Koryakina TA, Teixeira PN, Sarrico CS, Diversificação do financiamento nas universidades portuguesas: desafios para gestão e governação institucional, I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: Desafios Teóricos e Metodológicos. 8 e 9 de Outubro de 2010, Universidade de Aveiro, Portugal.

    Sarrico CS, Rosa MJ, Student Satisfaction with Portuguese Public Universities, 5th European Quality Assurance Forum "Building bridges: making sense of QA in European, national and institutional contexts," 18-20 November, 2010, Lyon, France.

    Manatos MJ, Sarrico CS, Rosa MJ, Cardoso MF, Performance Management Practices in Portuguese Secondary Schools: The Contribution For School Achievement, The European Conference on Educational Research, 25 - 27 August 2010, Helsinki, Finland.

    Pinheiro MM, Sarrico CS, Santiago RA, A Business Simulation course: a teaching strategy for students' learning, European Learning Styles Information Network, ELSIN 2010, 15th Annual International Conference, Exploring styles to enhance learning and teaching in diverse contexts, 28-30 June 2010, University of Aveiro, Portugal.

    Cardoso SC, Santiago RA, Sarrico CS, The impact of quality assessment in Portuguese universities: students' perceptions, 23rd Annual CHER Conference: Effects of Higher Education Reforms, 10-12 June 2010, University of Oslo, Norway.

    Melo AI, Sarrico CS, Radnor Z, How have performance management systems affected university governance structures in Portugal: a case study.  23rd Annual CHER Conference: Effects of Higher Education Reforms, 10-12 June 2010, University of Oslo, Norway.

    Sarrico CS, Rosa MJ, Higher education quality assessment: an account of intended purposes and observed effects, 23rd Annual CHER Conference: Effects of Higher Education Reforms, 10-12 June 2010, University of Oslo, Norway.

    Manatos MJ, Sarrico CS, Rosa MJ, Performance Management Practices in Schools: a Literature Review, Research Network 10 - Sociology of Education, Social Ecology of School Success: Implications for Policy and Practice, 13-15 May 2010, Babeş-Bolyai University, Cluj-Napoca, Romania.

    Sarrico CS, Ferreira LM, Silva LF, POLQUAL - assessing the quality of police traffic services in Portugal, 17th International EurOMA Conference Managing Operations in Service Economies, 6-9 June 2010, Porto, Portugal.

    Sarrico CS, Perceived performance versus measured performance of Portuguese schools, 14th International Research Society for Public Management Conference, 7 - 9 April 2010, Berne, Switzerland.

    Melo AI, Sarrico CS and Radnor Z, Understanding the effect of performance management systems on the governance of universities: the case of a Portuguese university, 14th International Research Society for Public Management Conference, 7 - 9 April 2010, Berne, Switzerland.

    Pinheiro MM, Sarrico CS, Santiago RA, Altos e Baixos de um Casamento: PBL e Motivações dos Alunos, PBL 2010 Congresso Internacional, 8-12 de Fevereiro de 2010, São Paulo, Brasil.

    Melo AI, Sarrico CS and Radnor Z, The impact of performance management systems on the governance of universities: the case of an English university, SRHE Annual Conference: Challenging Higher Education: Knowledge, Policy and Practices, 8-10 December 2009, Newport, UK.

    Cardoso SC, Santiago RA and Sarrico CS, Quality Assessment: does it meet students' participative expectations? SRHE Annual Conference: Challenging Higher Education: Knowledge, Policy and Practices, 8-10 December 2009, Newport, UK.

    Silva ACM, Sarrico CS, A Qualidade do Serviço de Urgência: Contrastando as Percepções dos Utentes e dos Profissionais de Saúde com Funções de Gestão, 7º Congresso Nacional de Administração Pública - Estado e Administração na Resposta à Crise (Organizado pelo Instituto Nacional de Administração), 10 e 11 de Novembro de 2009, Lisboa, Portugal.

    Melo AI, Sarrico CS and Radnor Z, The impact of performance management systems on the governance of universities: the case of an English university, The Consortium of Higher Education Researchers 22nd Annual Conference, 8-10 September 2009, Oporto, Portugal.

    Cardoso SC, Santiago RA, Sarrico CS, Managerialist and market rhetoric in students' social representations on higher education institutions' evaluation, The Consortium of Higher Education Researchers 22nd Annual Conference, 8-10 September 2009, Oporto, Portugal.

    Vukasović M, Sarrico CS, Inequality in access, progress and completion in higher education in Serbia - definitions, measures, inferences.  2nd International RESUP conference: "Inequalities in Higher Education and Research", 18-20 June 2009, UNIL, Lausanne, Switzerland.

    Pinheiro M, Sarrico CS, Santiago RA, Re-shaping Learning Processes in Vocational Higher Education: a Study on Professional Competences in PBL Methodologies.  Society for Research in Higher Education Conference 2008, 9-11 December 2008, Liverpool, UK.

    Sarrico CS, Quality assessment has not fostered excellence in higher education. The case of Portugal, The Consortium of Higher Education Researchers 21st Annual Conference, 11-13 September 2008, Pavia, Italy.

    Sarrico CS, Rosa MJ, Teixeira PN, Cardoso MF, Excellence, performance indicators and higher education: Trying to make sense of them, The Consortium of Higher Education Researchers 21st Annual Conference, 11-13 September 2008, Pavia, Italy.

    Melo AI, Sarrico CS and Radnor Z, Governance structures and performance management systems in higher education, The Consortium of Higher Education Researchers 21st Annual Conference, 11-13 September 2008, Pavia, Italy.

    Melo AI, Sarrico CS and Radnor Z, The effect of performance management systems on the governance of universities: the case of an English university, European Group on Public Administration Conference, 3-6 September 2008, Rotterdam, The Netherlands.

    Antunes TK, Sarrico CS, Teixeira PN, Challenges to university management from a changing funding environment, Governance & Management Models in Higher Education, 3-5 September 2008, Coimbra, Portugal.

    Machado I, Sarrico CS, Ferreira C, À Procura de um Modelo Integrado de Medição e Gestão de Avaliação de Desempenho para o 2º Ciclo do Ensino Superior, Governance & Management Models in Higher Education, 3-5 September 2008, Coimbra, Portugal.

    Melo AI, Sarrico CS and Radnor Z, The effects of new public management on the measurement, reporting and management of performance in higher education: a comparative study between Portuguese and British universities, European Consortium for Political Research, Rennes Joint Sessions, 11-16 April 2008, Rennes, France.

    Sarrico CS and Rosa, Measuring and Comparing the Performance of Portuguese Secondary Schools: a Confrontation between Metric and Practice Benchmarking, The Twelfth Annual Conference of the International Research Society for Public Management, 26-28 March 2008, Brisbane, Australia.

    Melo AI, Sarrico CS and Radnor Z, Governance Structures and performance measurement and management in higher education institutions: a comparative study between Portuguese and British universities, The Twelfth Annual Conference of the International Research Society for Public Management, 26-28 March 2008, Brisbane, Australia. Best student paper award.

    Pinheiro AP e Sarrico CS, A gestão da qualidade e a modernização administrativa - estudo de caso da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, 5º Congresso Nacional da Administração Pública - Modernização, Desenvolvimento e Competitividade (Organizado pelo Instituto Nacional de Administração), 29 e 30 de Outubro de 2007, Lisboa, Portugal.

    Cavaco A e Sarrico CS , Exequibilidade da utilização do balanced scorecard num hospital do sector público administrativo, 5º Congresso Nacional da Administração Pública - Modernização, Desenvolvimento e Competitividade (Organizado pelo Instituto Nacional de Administração), 29 e 30 de Outubro de 2007, Lisboa, Portugal.

    Sarrico CS, Rosa MJ and Coelho I, Measuring and comparing the performance of Portuguese Secondary schools, European Group on Public Administration Conference: Public Administration and the Management of Diversity, 19-22 September 2007, Madrid, Spain.

    Coelho I, Sarrico CS e Rosa MJ, Modelos de Avaliação de Escolas na Europa: Experiências e Tendências das Políticas Educativas, IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 26, 27 e 28 de Abril de 2007, Funchal, Portugal.

    Teixeira P, Cardoso MF, Sarrico CS and Rosa MJ, Different but Similar?  Patterns and Rationales for Portuguese Public Universities' Performance.CHER 19th Annual Conference: Systems Convergence and Institutional Diversity? 7-9 September 2006, International Centre for Higher Education Research Kassel (INCHER-Kassel), University Kassel, Germany.

    Taylor J, Brites R, Correia F, Farhangmehr M, Ferreira B, Machado M, Sarrico C and Sá M, Institutional Diversity: Creating Distinctiveness Through Strategic Enrolment Management.CHER 19th Annual Conference: Systems Convergence and Institutional Diversity? 7-9 September 2006, International Centre for Higher Education Research Kassel (INCHER-Kassel), University Kassel, Germany.

    Coelho I, Sarrico CS e Rosa MJ, Assessoria na Educação: que contributos para o desempenho da escola, IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, 4 e 5 de Maio de 2006, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

    Sarrico CS, Rosa MJ e Coelho I, Avaliação de Escolas Secundárias: O Contributo dos Modelos Quantitativos, 4º Congresso Nacional da Administração Pública - Novos modelos de Administração Pública (Organizado pelo Instituto Nacional de Administração), 2 e 3 de Novembro de 2006, Lisboa, Portugal.

    Ferreira I e Sarrico CS, Estratégias de qualidade em serviços públicos: estudo de caso da avaliação organizacional da Escola Superior de Gestão, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, através da aplicação da Common Assessment Framework (CAF), 3º Congresso Nacional da Administração Pública - O Novo Ciclo de Desenvolvimento da AP: Abertura, Eficiência, Independência (Organizado pelo Instituto Nacional de Administração), 3 e 4 de Novembro de 2005, Lisboa, Portugal.

    Pinheiro M, Sarrico CS e Santiago R, O papel da simulação nas aprendizagens no ensino superior: estudo de caso no ensino profissionalizante, Congresso Internacional Educação e Trabalho, Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais, 2, 3 e 4 de Maio de 2005, Aveiro, Portugal.

    Cardoso S, Santiago R, Sarrico C, Pereira A e Oliveira L, Impacto da avaliação institucional na inserção dos estudantes do ensino superior no mercado de trabalho: representações, Congresso Internacional Educação e Trabalho, Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais, 2, 3 e 4 de Maio de 2005, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

    Santiago R, Cardoso S, Pereira A, Sarrico CS e Oliveira L, Representações Mediáticas da Avaliação Institucional e da Gestão das IES - Observatório de Imprensa, VIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação - Cenários da Educação/Formação: novos espaços, culturas e saberes, 7 a 9 de Abril de 2005, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco, Portugal.

    Caires L e Sarrico CS, O regime do Best Value e as autarquias portuguesas, 2º Congresso Nacional de Administração Pública - Projectos de Mudança (Organizado pelo Instituto Nacional de Administração), 3 e 4 de Novembro de 2004, Lisboa, Portugal.

    Pinheiro M, Sarrico CS e Santiago RA, O papel de um modelo de simulação nas aprendizagens no ensino superior: estudo de caso no ensino profissionalizante, Conferência eLES'04 - eLearning no Ensino Superior, 27-29 Outubro de 2004, Universidade de Aveiro, Portugal.

    Cardoso S, Santiago RA, Sarrico CS, Leite D, Polidori M, Leite C, Pereira A e Oliveira L, Avaliação institucional e gestão das instituições de ensino superior, VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - A Questão Social no Novo Milénio, 16 a 18 de Setembro de 2004, Organizado pelo Centro de Estudos Sociais e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

    Sarrico CS, Tice JH and Rodrigues C, Managing performance in a Portuguese secondary school using the balanced scorecard, PMA 2004, the 4th International Conference on Theory and Practice in Performance Measurement and Management, 28-30 July 2004, Edinburgh, UK.

    Rodrigues C e Sarrico CS, A gestão estratégica e a avaliação de desempenho: concepção do modelo Balanced Scorecard numa escola secundária.  III Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, Políticas e Gestão Local da Educação, 13 e 14 de Maio de 2004, Organização do Departamento de Ciências da Educação, Universidade de Aveiro, Portugal.

    Sarrico CS, Avaliação institucional das universidades - a avaliação esquecida?  1º Congresso Nacional da Administração Pública: Os Vectores da Mudança, 10-11 Novembro de 2003, Instituto Nacional de Administração, Lisboa, Portugal.

    Estima AC e Sarrico CS, O impacto das comunicações electrónicas nas organizações públicas - o caso da Universidade de Aveiro.  1º Congresso Nacional da Administração Pública: Os Vectores da Mudança, 10-11 Novembro de 2003, Instituto Nacional de Administração, Lisboa, Portugal.

    Gil VMS, Alarcão I, Sarrico C, Oliveira JM, Azevedo MR, Borges AR and Vieira JD, What makes a good university teacher?  International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New Trends and Innovations, 13-17 April 2003, University of Aveiro, Portugal.

    Leite D, Santiago R, Leite C, Sarrico C, Braga AM, Genro ME, Polidori M and Broilo C, Students' representations on the influence of institutional evaluation on teaching improvement.  International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New Trends and Innovations, 13-17 April 2003, University of Aveiro, Portugal.

    Pinheiro M, Sarrico C and Santiago R, The role of simulation learning in higher education.  International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New Trends and Innovations, 13-17 April 2003, University of Aveiro, Portugal.

    Recensões críticas

    Sarrico CS (2005). Review of Ramanathan R (2003). An Introduction to Data Envelopment Analysis: A Tool for Performance Measurement. Sage Publications: New Delhi. Journal of the Operational Research Society 56: 6, 751 - 752.

    Sarrico CS (2003). Review of Brown S, Blackmon K, Cousins P and Maylor H (2001). Operations Management: Policy, Practice and Performance Improvement. Butterworth Heineman: Oxford. Journal of the Operational Research Society 54: 10, 1118 - 1120.

    Sarrico CS (2001).  Review of Cooper WW, Seiford LM and Tone K (1999). Data Envelopment Analysis: A Comprehensive Text with Models, Applications, References and DEA-Solver Software. Kluwer Academic Publishers: Norwell, Mass.  Journal of the Operational Research Society 52: 12, 1408 - 1409.

    Artigos em revistas de circulação nacional com arbitragem científica

     

    Sousa P, Sarrico CS (2012).  A Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade Certificados pela ISO 9001 no Sector Alimentar, das Bebidas e do Tabaco na Região Autónoma da Madeira.  TMQ - Qualidade. 3: 99-128.

    Pinheiro MM, Sarrico CS, Santiago RA (2012).  Simulação Empresarial: um estudo de caso sobre competências profissionais numa Licenciatura em Contabilidade.  Revista de Contabilidade e Gestão (Portuguese Journal of Accounting and Management). 12, 37-65.

    Pinheiro MM, Sarrico CS, Santiago RA (2011).  Como os académicos se adaptam a um ensino baseado em PBL numa licenciatura tradicional em contabilidade.  RCO - Revista de Contabilidade e Organizações.  5: 13, 109-131.

    Pinheiro MM, Sarrico CS, Santiago RA (2011).  Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial.  Revista Portuguesa de Educação.  24: 1, 145-191.

    Borges CO, Rosa MJ, Sarrico CS (2011). Implementação da ISO 9001 no ensino superior: O caso da escola superior de enfermagem D. Ana Guedes.  TMQ Qualidade.  2, 275-300.

    Pinheiro MM, Sarrico CS, Santiago RA (2010).  Desenvolvimento de competências sociais no ensino superior profissionalizante pela utilização de metodologias de ensino-aprendizagem de tipo PBL: um estudo de caso de um curso de contabilidade.  Revista de Educação. XVII: 2, 43-60.

    Cardoso SC, Santiago RA, Sarrico CS (2010).  As atitudes dos estudantes face à avaliação das instituições de ensino superior.  Revista Avaliação.  15: 3, 29-58.

    Monteiro JM e Sarrico CS (2010).  A caminho de uma escola com mais qualidade: auto-avaliação de uma escola básica aplicando a CAF.  TMQ Qualidade.  1, 214-230.

    Dias CBD e Sarrico CS (2008). Controlo Público dos Governos Municipais. Economia Global e Gestão. XIII: 3, 99-118.

    Coelho IP, Sarrico CS e Rosa MJ (2008).  Avaliação de escolas em Portugal: que futuro?  Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. 7: 2, 56-67.

    Tice JH, Moreira AC and Sarrico CS (2008). Economic performance of Portuguese companies 1989-1999: a DEA study.  Portuguese Journal of Management Studies. 13: 1, 111-126.

    Rego A, Sarrico C e Moreira JM (2005). Ética e (des)confiança: Como os executivos percepcionam as autoridades públicas portuguesas. Economia Global e Gestão. X: 1, 119-140.

    Santiago RA, Leite D, Polidori M, Leite MCL e Sarrico C (2003).  Modelos de governo, gerencialismo e avaliação institucional nas universidades. Revista Portuguesa de Educação 16: 1, 75-99.

    Rego A, Moreira JM e Sarrico C (2003). Responsabilidade social das organizações. Um estudo exploratório da situação portuguesa. Economia Global e Gestão. VIII: 2, 25-47.

    Santiago R, Leite D, Leite CL and Sarrico C (2003). Avaliação, auto-análise e gestão das universidades: o que as universidades estão aprendendo pós-avaliação institucional. Educação UNISINOS. 7:12, 37-72.

    Santiago RA, Leite D, Leite C e Sarrico CS (2002).  Avaliação institucional e aprendizagem organizacional nas universidades: os dilemas da adaptação ou da reconstrução sob pressão do "managerialismo".  Revista Portuguesa de Administração e Políticas Públicas III: 1/ 2, 2-13.

    Outros artigos em revistas

    Sarrico CS (2005).  Medição, gestão e avaliação de desempenho na administração pública.  Economia Pura.  VII: 71, 46-49.

    Rego A, Moreira JM e Sarrico C (2003). Percepções dos dirigentes empresariais acerca das actuações éticas das entidades públicas - uma relação de costas voltadas? Revista de Administração Local. 194, 157-166.

    Outros trabalhos

    Teixeira PN, Rosa MJ, Sarrico CS, Santos C, Magalhães A (2013). Avaliação do Programa Porto de Futuro - Relatório Final.  Porto Business School: Porto.

    Amaral A, Cardoso S, Machado I, Rosa MJ (rapporteur), Sarrico C, (project coordinator and rapporteur), Sin C, Tavares O, Teixeira P, Veiga A (2013).  Ibar Project - Quality and Secondary Education - The Portuguese Case.  CIPES: Matosinhos. http://www.ibar-llp.eu/

    Sarrico, C., Rosa, M.J., Teixeira, P., Machado, I. e Biscaia, R. (2013), A Eficiência Formativa e a Empregabilidade no Ensino Superior Português, N.º 8, Lisboa: A3ES.

    Amaral A, Cardoso S, Machado I (rapporteur), Rosa MJ, Sarrico C, (project coordinator and rapporteur), Sin C, Tavares O, Teixeira P, Veiga A, (2013).  Ibar Project - Quality and Information - The Portuguese Case.  CIPES: Matosinhos. http://www.ibar-llp.eu/

    Roseta (Presidente), Egídio dos Reis A, Sarrico CS, Carvalho L (Grupo de Trabalho Para o Apuramento do Custo Real dos Alunos do Ensino Público por Ano de Escolaridade) (2012). Estimativas do Custo por Turma do Ensino Básico (2º e 3º ciclos) e Secundário: Relatório Final. Ministério da Educação: Lisboa.  (Disponível em: http://static.publico.pt/docs/educacao/Relatorio_custo_aluno.pdf e http://static.publico.pt/docs/educacao/adenda_custo_aluno.pdf )

    Amaral A, Cardoso S (rapporteur), Rosa MJ, Sarrico C, (project coordinator), Sin C, Tavares O (rapporteur), Teixeira P, Veiga A, (2012).  Ibar Project - Quality and Teaching Staff - The Portuguese Case.  CIPES: Matosinhos. http://www.ibar-llp.eu/

    Amaral A, Cardoso S, Rosa MJ (rapporteur), Sarrico C, (project coordinator), Sin C, Tavares O, Teixeira P (rapporteur), Veiga A, (2012).  Ibar Project - Quality and Stakeholders - The Portuguese Case.  CIPES: Matosinhos. http://www.ibar-llp.eu/

    Campos ML (Coord.), Brigas J, Sarrico CS (2012).  Relatório de avaliação Externa, Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo.  Inspecção Geral de Educação: Lisboa.

    Campos ML (Coord.), Brigas J, Sarrico CS (2012).  Relatório de avaliação Externa, Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Aveiro.  Inspecção Geral de Educação: Lisboa.

    Almeida A (Coord.), Oliveira E, Sarrico CS, (2012).  Relatório de avaliação Externa, Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, Águeda.  Inspecção Geral de Educação: Lisboa.

    Amaral A, Cardoso S, Rosa MJ, Sarrico C, (project coordinator and Rapporteur), Sin C, Tavares O, Teixeira P, Veiga A (rapporteur), (2012).  Ibar Project - Quality and Management/ Governance - Comparative Report.  CIPES: Matosinhos. http://www.ibar-llp.eu/

    Amaral A, Cardoso S, Rosa MJ, Sarrico C, (project coordinator), Sin C, Tavares O, Teixeira P, Veiga A (rapporteur), (2012).  Ibar Project - Quality and Management/ Governance - The Portuguese Case.  CIPES: Matosinhos. http://www.ibar-llp.eu/

    Sarrico CS, Rosa MJ, Teixeira PN (2011), A3ES - Projecto 3: A eficiência formativa do sistema e a empregabilidade - Relatório Preliminar.  CIPES: Matosinhos.

    Amaral A, Cardoso S, Rosa MJ, Sarrico C, (project coordinator), Sin C (rapporteur), Tavares O, Teixeira P, Veiga A (2011).  Ibar Project - Quality and Students - The Portuguese Case.  CIPES: Matosinhos. http://www.ibar-llp.eu/

    Amaral A, Cardoso S (rapporteur), Rosa MJ (rapporteur), Sarrico C, (project coordinator), Tavares O (rapporteur), Teixeira P, Veiga A (2011).  IBAR Project - Quality and Access - The Portuguese Case.  CIPES: Matosinhos. http://www.ibar-llp.eu/

    Amaral A, Cardoso S, Rosa MJ (rapporteur), Sarrico C, (project coordinator), Tavares O, Teixeira P, Veiga A (rapporteur) (2011).  IBAR Project - Survey of Internal Quality Assurance Systems - The Portuguese Case.  CIPES: Matosinhos. http://www.ibar-llp.eu/

    Almeida V (Coord.), Curado AP, Sarrico CS, Nunes J, Azevedo JJ, Azevedo JM, Duarte ML, Teixeira PN (2011).  Propostas para um novo ciclo de avaliação externa de escolas, Relatório Final.  Ministério da Educação: Lisboa. (Disponível em http://www.ige.min-edu.pt/upload/Relatorios/AEE2_GT_2011_RELATORIO_FINAL.pdf)

    Moreira MM (Coord.), Cruz MJ, Sarrico CS (2011).  Relatório de avaliação Externa, Agrupamento de Escolas Domingos Capela, Espinho.  Inspecção Geral de Educação: Lisboa.

    Almeida V (Coord.), Curado AP, Sarrico CS, Nunes J, Azevedo JJ, Azevedo JM, Duarte ML, Teixeira PN (2011).  Avaliação Externa das Escolas - Novo Ciclo, Relatório Intercalar.  Ministério da Educação: Lisboa.

    Galveias F (coord.), Bernardes C, Sarrico CS (2011). Relatório de Avaliação Externa, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes. Inspecção Geral de Educação: Lisboa.

    Barata I (coord.), Moreira J, Sarrico CS (2011). Relatório de Avaliação Externa, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, Alcobaça. Inspecção Geral de Educação: Lisboa.

    Sarrico CS, Amaral A (2010).  Academic staff in Portuguese higher education institutions: some way from minimum quality standards.  A3ES: Lisboa

    Sarrico CS (2010). Indicadores de Desempenho para Apoiar os Processos de Avaliação e Acreditação de Ciclo de Estudos. A3ES: Lisboa.

    Monteiro I (coord.), Azevedo JJ e Sarrico CS (2010). Relatório de Avaliação Externa, Agrupamento de Escolas Florbela Espanca, Ovar. Inspecção Geral de Educação: Lisboa.

    Cardozo A (coord.), Oliveira E e Sarrico CS (2010). Relatório de Avaliação Externa, Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Anadia, Anadia. Inspecção Geral de Educação: Lisboa.

    Campos L (coord.), Gonçalves IC e Sarrico CS (2009). Relatório de Avaliação Externa, Agrupamento de Escolas de Ovar. Inspecção Geral de Educação: Lisboa.

    Sarrico CS and Rosa MJ (2008).  Measuring and Comparing the Performance of Portuguese Secondary Schools: A confrontation between metric and practice benchmarking.  PUBLIC: ESADE's Institute of Public Management (IDGP) e-newsletter. Nº 15.

    Navarro ML (coord.), Azevedo JJ e Sarrico CS (2007). Relatório de Avaliação Externa, Escola Secundária de Vagos - Vagos. Inspecção Geral de Educação: Lisboa.

    Navarro ML (coord.), Azevedo JJ e Sarrico CS (2007). Relatório de Avaliação Externa, Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga - Arrancada do Vouga. Inspecção Geral de Educação: Lisboa.

    Gerardo PM (coord.), Branco Silva MJ e Sarrico CS (2007). Relatório de Avaliação Externa, Escola Secundária de Pombal - Pombal. Inspecção Geral de Educação: Lisboa.

    Oliveira EM (coord.), Gonçalves A e Sarrico CS (2007). Relatório de Avaliação Externa Agrupamento de Escolas de Tondela - Tondela. Inspecção Geral de Educação: Lisboa.

    Oliveira PG (Coordenador), Clímaco MC, Carravilla MA, Sarrico CS, Azevedo JM e Oliveira JF (2006). Relatório Final da Actividade do Grupo de Trabalho para a Avaliação das Escolas. Ministério da Educação: Lisboa.

    Coordenadora dos seguintes relatórios:

    Relatório de Avaliação Externa, Agrupamento de Escolas de Alfornelos - Amadora.

    Relatório de Avaliação Externa, Agrupamento de Escolas de Colmeias - Leiria.

    Relatório de Avaliação Externa, Agrupamento de Escolas Nery Capucho - Marinha Grande.

    Relatório de Avaliação Externa, Escola Secundária Quinta das Palmeiras - Covilhã.

    Gil V (coordenador), Alarcão I, Azevedo MR, Borges AR, Morgado F, Oliveira JM, Sarrico CS and Vieira JD (2004). Novas Abordagens no Ensino Superior e a Função Ensino. Relatório Final do Projecto Sapiens POCTI/CED/43396/2001, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.