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Porto Seco: Processos e Dinâmicas. O Caso do Porto Seco da Guarda e sua Viabilidade

Aluno: JoÃo Manuel Jacinto Rodrigues


Resumo
A economia está em constante mutação, crescimento e adaptação. Os setores logístico e de transporte, não sendo exceção, estão continuamente à procura de otimizar as suas dinâmicas e sinergias para corresponderem aos aumentos da procura. Uma solução que emergiu e se demonstrou muito importante foi o porto seco, que permite melhorar a eficiência, reduzir custos e contribuir para a sustentabilidade no transporte de mercadorias. O porto seco é um terminal intermodal terrestre que realiza funções similares a um porto marítimo, facilitando o desembargo de mercadorias e aliviando a pressão sobre os portos marítimos. Este oferece benefícios logísticos, económicos e ambientais, como redução de custos de transporte, geração de empregos e desenvolvimento regional. Em Portugal, o conceito foi formalmente definido em 2019 pelo Decreto-Lei n.º 53/2019, e a APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo) anunciou, em 2020, o projeto do primeiro porto seco no país, localizado na Guarda. Este projeto visa aumentar a competitividade regional, atrair investimentos e melhorar a eficiência logística. A dissertação analisa o conceito de porto seco, comparando-o com exemplos bem sucedidos na Europa, e avalia a viabilidade do porto seco da Guarda no contexto regional e nacional, com o objetivo de determinar se o conceito completo pode ser alcançado no futuro.


Trabalho final de Mestrado