Aluno: JoÃo Manuel Jacinto Rodrigues
Resumo
A economia está em constante mutação, crescimento e adaptação. Os setores
logístico e de transporte, não sendo exceção, estão continuamente à procura de
otimizar as suas dinâmicas e sinergias para corresponderem aos aumentos da
procura. Uma solução que emergiu e se demonstrou muito importante foi o porto seco,
que permite melhorar a eficiência, reduzir custos e contribuir para a sustentabilidade
no transporte de mercadorias.
O porto seco é um terminal intermodal terrestre que realiza funções similares a um porto
marítimo, facilitando o desembargo de mercadorias e aliviando a pressão sobre os
portos marítimos. Este oferece benefícios logísticos, económicos e ambientais, como
redução de custos de transporte, geração de empregos e desenvolvimento regional. Em
Portugal, o conceito foi formalmente definido em 2019 pelo Decreto-Lei n.º 53/2019, e a
APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo) anunciou, em
2020, o projeto do primeiro porto seco no país, localizado na Guarda. Este projeto visa
aumentar a competitividade regional, atrair investimentos e melhorar a eficiência
logística.
A dissertação analisa o conceito de porto seco, comparando-o com exemplos bem sucedidos na Europa, e avalia a viabilidade do porto seco da Guarda no contexto regional
e nacional, com o objetivo de determinar se o conceito completo pode ser alcançado no
futuro.
Trabalho final de Mestrado