Aluno: Maria Aline Dos Santos Moreira
Resumo
A presente investigação tem por objetivo compreender a forma como a comunicação
violenta surge no contexto académico e qual a sua influência nas relações pessoais e interpessoais
dos alunos. Por ser um tema pouco abordado, o foco está em como a prática de uma comunicação
não-violenta pode contribuir na criação de um ambiente educacional mais harmonioso e inclusivo.
Assim, este estudo busca entender como os alunos percebem e vivenciam a comunicação violenta
na universidade, identificando desafios e oportunidades para promover uma comunicação mais
humanizada e não violenta.
Nesse sentido, esta dissertação combina uma análise aprofundada do conceito da
Comunicação não-violenta, desenvolvido por Marshall Rosenberg, com um conjunto de outros
conceitos e modelos sobre comunicação. Este estudo foi realizado no Instituto Superior de
Economia e Gestão (ISEG) com a implementação do projeto “Casulo”, que buscou sensibilizar
os estudantes universitáriospara os princípios da CNV.
A aplicação do questionário foi o principal instrumento na coleta de dados para identificar
e analisar experiências pessoais e padrões de violência entre os alunos e professores. A partir da
recolha, do tratamento e da análise dos dados foi possível obter dados relevantes sobre a perceção
e a prática dessa abordagem comunicativa, sublinhando a necessidade de implementar estratégias
de Comunicação não - violenta (CNV) como prática regular na instituição de ensino para prevenir
e mitigar qualquer tipo de violência. Promovendo assim uma melhoria na qualidade das interações
diárias, e contribuindo para a formação de indivíduos mais conscientes e preparados para a
convivência em sociedade.
Trabalho final de Mestrado