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Comunicação violenta e não-violenta em contexto académico: explorando a perspetiva dos estudantes

Aluno: Maria Aline Dos Santos Moreira


Resumo
A presente investigação tem por objetivo compreender a forma como a comunicação violenta surge no contexto académico e qual a sua influência nas relações pessoais e interpessoais dos alunos. Por ser um tema pouco abordado, o foco está em como a prática de uma comunicação não-violenta pode contribuir na criação de um ambiente educacional mais harmonioso e inclusivo. Assim, este estudo busca entender como os alunos percebem e vivenciam a comunicação violenta na universidade, identificando desafios e oportunidades para promover uma comunicação mais humanizada e não violenta. Nesse sentido, esta dissertação combina uma análise aprofundada do conceito da Comunicação não-violenta, desenvolvido por Marshall Rosenberg, com um conjunto de outros conceitos e modelos sobre comunicação. Este estudo foi realizado no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) com a implementação do projeto “Casulo”, que buscou sensibilizar os estudantes universitáriospara os princípios da CNV. A aplicação do questionário foi o principal instrumento na coleta de dados para identificar e analisar experiências pessoais e padrões de violência entre os alunos e professores. A partir da recolha, do tratamento e da análise dos dados foi possível obter dados relevantes sobre a perceção e a prática dessa abordagem comunicativa, sublinhando a necessidade de implementar estratégias de Comunicação não - violenta (CNV) como prática regular na instituição de ensino para prevenir e mitigar qualquer tipo de violência. Promovendo assim uma melhoria na qualidade das interações diárias, e contribuindo para a formação de indivíduos mais conscientes e preparados para a convivência em sociedade.


Trabalho final de Mestrado