Aluno: Timothy George Cartwright
Resumo
Este projeto tem como objetivo desenvolver um Modelo de Desenvolvimento e Gestão de Alianças (ADMM) adaptado às alianças de referenciação do Banco ATLANTICO Europa, no segmento de clientes Premium, e estabelecer um plano para a sua implementação. Estas alianças são principalmente formadas com sociedades de advogados e consultores de imigração, que constituem uma fonte crucial de clientes de elevado património.
Apesar do sucesso histórico das alianças de recomendação no Banco, à medida que expande as suas operações, a abordagem atualmente pouco estruturada ao desenvolvimento e gestão destas alianças representa um risco para as vantagens competitivas da instituição – eficiência, capacidade de resposta e flexibilidade.
Assim, com base numa extensa revisão de literatura sobre alianças, experiência pessoal e entrevistas com stakeholders-chave destas parcerias, o autor propõe a implementação de um ADMM estruturado que possa reforçar as vantagens competitivas do Banco. Este modelo assenta em três fases principais: Avaliação e Acordo, Lançamento e Gestão, e Avaliação e Cessação.
O plano de implementação do ADMM – tanto para alianças existentes como para novas – dá prioridade, numa primeira fase, à definição de normas e diretrizes para as atividades diárias das alianças, através de manuais ou apresentações. Em segundo lugar, os parceiros devem ser integrados neste novo modelo estruturado através de reuniões presenciais ou workshops. Finalmente, deve ocorrer uma introdução faseada de ferramentas avançadas para a gestão das alianças. A implementação desta estrutura, bem como a sua melhoria contínua, seria a principal responsabilidade de uma recomendada Unidade Especializada de Gestão de Alianças.
O objetivo do ADMM proposto é reforçar a eficiência, flexibilidade e capacidade de resposta, fortalecendo o desempenho e as relações das alianças. Isto deverá preservar a posição do Banco como parceiro preferencial para clientes internacionais no setor bancário, garantindo um elevado valor de recomendação de clientes. Financeiramente, este investimento será compensado pela eliminação da necessidade de pagamento de comissões de recomendação, uma prática comum na indústria para compensar ineficiências.
Trabalho final de Mestrado