Eventos Culturais

Chorinho no ISEG

13 Dez from 19:00 to 20:00
ISEG, Auditório CGD (Edifício Quelhas)

No dia 13 de dezembro, às 19h00, o palco do Auditório CGD do ISEG recebe um concerto de Chorinho, com os músicos Manoel Cirne, no bandolim, e Augusto Pereira, no violão de 7 cordas. Ambos com ligação ao ISEG, Manoel Cirne é recém licenciado em Economia pelo ISEG e Augusto Pereira é professor auxiliar convidado no ISEG.

O choro, ou chorinho, é um género da música popular brasileira surgido no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, e tem como matrizes os géneros luso-africano-brasileiros como a modinha e o lundu, e as danças de salão europeias que chegaram ao Brasil principalmente na década de 1840: a polca, a quadrilha, a schottisch, a mazurca e a valsa, esta última presente no Brasil desde os princípios do século XIX.

Os chorões muitas vezes reúnem-se em grupos, as rodas de choro, formadas geralmente por um ou mais instrumentos melódicos, como a flauta, o bandolim e o cavaquinho, que executam a melodia, o violão de 7 cordas, que forma a base harmónica do conjunto e o pandeiro, que atua na marcação do ritmo base.

Neste concerto, serão apresentados arranjos para bandolim e violão de 7 cordas de alguns choros tradicionais, e também de choros não comumente tocados em roda, a exemplo das peças de Radamés Gnattali.

Entrada livre.

Biografias

Manoel Cirne – bandolim

Nascido e criado na cidade de Campina Grande, no Brasil, Manoel começou a tocar cavaquinho aos 8 anos. Com cerca de 10 anos já frequentava e tocava na roda de Choro local. Aos 11, iniciou-se no bandolim, e a partir daí já se apresentava em público. Ainda criança, percorreu o estado de Paraíba como solista de choro. Com 14 anos participou na gravação do disco “Talentos do Chorinho Paraibano”, onde gravou 3 faixas. Aos 19, entrou no ISEG no curso de Economia, onde se formou recentemente. Entretanto, esteve sempre ativo nas rodas de Choro em Lisboa, continuando a espalhar e apresentar este género musical fora do Brasil.

Augusto Pereira – violão de 7 cordas

Natural de São Paulo, Brasil, Augusto iniciou-se na música aos 9 anos, tendo como instrumento o contrabaixo elétrico. Mais tarde, na universidade, onde tirou o curso de Matemática, ao deparar-se com a sofisticação e leveza da música brasileira, passou ao violão, instrumento característico da música de seu país. Veio para Lisboa fazer o doutoramento em Matemática no Instituto Superior Técnico. Entretanto, participou em rodas de Choro locais e passou a organizar uma roda semanal em Alfama. Concluído o doutoramento em 2022, ingressou como Professor Auxiliar convidado no ISEG.

Luiz Gonzaga – 13 de Dezembro

Radamés Gnattali – Suíte Retratos em 4 movimentos:

I. Pixinguinha

II. Ernesto Nazareth