Palestras, Debates, Apresentações

Ciclo de Debates SEDES/IPP | Que soluções para a contratação de professores?

28 Set from 17:30 to 18:30
SEDES

“Que soluções para a contratação de professores?” será o tema do segundo evento do Ciclo de Debates – Portugal: Pequenos passos para grandes mudanças, organizado pelo Institute of Public Policy e pela SEDES.

O debate realiza-se no dia 28 de setembro, às 17h30, na SEDES, e contará com a presença de Alexandre Homem Cristo, João Baptista, Sandra Maximiano (ISEG) e Isabel Flores. A abrir o evento, estarão os representantes do IPP e SEDES, Paulo Trigo Pereira (ISEG) e Álvaro Beleza, respetivamente.

Até 2030, 47 mil professores dos quadros terão abandonado as escolas por aposentação. A queda demográfica vai tirando alunos das salas de aula mas, apesar disso, serão precisos mais 34.500 novos docentes na próxima década.

Que soluções de políticas públicas poderão assegurar as necessidades das escolas e dos alunos em termos de pessoal docente? Deverão as escolas ter uma palavra a dizer na escolha dos seus professores? Poderá a base de recrutamento de professores ser ainda mais alargada a profissionais de áreas não relacionadas com o ensino? E, se sim, deverá esta medida ser pensada como uma resposta de urgência num contexto de particular necessidade ou, pelo contrário, como uma mais-valia para escolas e alunos?

O Ciclo de Debates é dedicado à discussão de propostas concretas que possam ter um efeito transformador do país.

Poderá acompanhar o evento online, através do Facebook do IPP.