Eventos Culturais

Concerto Antena 2 | Constança Melo (Soprano) & Joana Barata (Piano)

15 Mai from 19:00 to 20:00
Aud. CGD

Este concerto tem como objetivo enaltecer a beleza do Romantismo e do derradeiro momento da música tonal, com obras Belcantistas de Gioachino Rossini, Gaetano Donizetti e Vincenzo Bellini. É possível assistir e sentir a profunda emoção proveniente de vários tipos de amor, e neste caso, incluindo-o também dentro da loucura. Seguiremos então esta viagem musical, sentimentalmente exacerbada, que demonstra a importância do florescer do Belcanto nos nossos corações, e na nossa alma.

G.Donizetti (1797-1848)

“Prendi, per me sei libero” (L’Elisir d’Amore)

“Ah, tardai troppo… O Luce di Quest’anima”(Linda Di Chamounix)

“Quel guardo Il Cavaliere… So anch’io lá virtù magica” (Don Pasquale)

G.Rossini (1792-1868)

“Bel Raggio Lusinghier” (Semiramide)

G.Donizetti (1797-1848)

“Regnava nel silenzio… Quando rapito in estasi” (Lucia di lammermoor)

V.Bellini (1801-1835)

“Qui la voce sua soave… Vien Diletto è in ciel la luna” (I Puritani)

Constança Melo, Soprano lirico di Coloratura

Nascida em 2003, iniciou os seus estudos em 2016, com a professora e Mezzo-Soprano Larissa Savchenko, na Academia Portuguesa de Música e Artes (APMA). Admissão com pontuação máxima, no Conservatório Nacional de Lisboa. Participou em vários concursos de Ópera, com classificações máximas (Concurso Boris Martinovich, na Croácia e Concurso Internacional SOI Fiorenza Cedolins, em Itália). Participação no programa Got Talent Portugal, na primeira edição em 2015, com apenas 11 anos, onde ganha o botão dourado da primeira edição do mesmo, chegando à final (2º lugar).  1º recital em 2018, no espaço espelho d’água em Belém. Atuações em palcos como: Fórum Cultural de Alcochete, Teatro Tivoli, Teatro Medici Giulini, Teatro Joaquim d’Almeida, Museu da Música Mecânica, Convento de Ugljan, Espaço Espelho d’água, entre outros. Aulas online com a Soprano Dramática Italiana Fiorenza Cedolins. Concerto de Páscoa  com a Orquestra “I Solisti Veneti” dirigida por Giuliano Carella, na Basilica de Santo António em Pádua. É sócia honorária do Rotary Clube Lisboa Centro. Recentemente iniciou os seus estudos na EMCN e passa por vários palcos, assim como audições de várias companhias de Ópera fora do País.

Joana Barata, piano

Natural de Lisboa, iniciou o estudo de piano aos cinco anos de idade. Estudou na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, com a professora Mariana Cruz; na Academia Nacional Superior de Orquestra (Orquestra Metropolitana de Lisboa) com o professor Alexei Eremine no curso de Piano para Música de Câmara e Acompanhamento, tendo terminado a Licenciatura em Piano na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, no Porto, na classe da professora Madalena Soveral, pela qual obteve o Prémio Engenheiro António de Almeida. Em Música de Câmara teve como orientadores Paul Wakabayashi e Ryszard Woycicki, entre outros. Paralelamente participou em cursos de aperfeiçoamento quer a solo quer em formações de câmara. Apresentou-se e duo com flauta no Clube Literário do Porto (2007-2009); desempenhou a função de pianista na produção operática em cena de Março a Junho de 2009 d’A Companhia de Teatro do Algarve – “Efeito Imediato”, com encenação de José Lourenço; fez coorepetição do Fantasma da Ópera na sua estreia em Portugal (2019) com encenação de Pedro Ribeiro. Colaborou com a OML no Atelier de Ópera desde 2014 na preparação de óperas de Mozart, apresentando-se em várias salas da área metropolitana de Lisboa. Integrou a Banda dos Bombeiros de Loures e Torres Vedras ao interpretar Carmina Burana de Carl Orff. Organiza o ciclo de concertos da Ulgueira (Sintra, Colares) desde a sua primeira edição em 2008, tendo este sido em 2011 integrado no Festival de Sintra. É regularmente pianista convidada em alguns festivais como Festival Internacional de Trompete Almost 6, Festival Internacional de Saxofone de Palmela, Concurso nacional cidade do Montijo, Verão Clássico. Trabalhou como pianista acompanhadora em várias escolas de música, das quais se destaca o Conservatório de Música do Porto, a Academia de Música de método Suzuki – a pauta (2007-2010) em concursos, concertos e recitais, o Conservatório de Música D. Dinis (2010-2017) e a Escola Superior de Artes Aplicadas (I. P. Castelo Branco). Actualmente colabora com o Ensemble MPMP, com o qual realiza estreias absolutas e gravações, a Associação Musical Lisboa Cantat e a Associação Coral de Odivelas, sendo ainda pianista acompanhadora na Escola Profissional Metropolitana e na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.