Search button
Eventos Culturais

Inauguração de Exposição | A Narrativa são os Outros

29 Fev from 18:30 to 20:30
ISEG, Claustro (Edifício Quelhas, piso 3)

No dia 29 de fevereiro, pelas 18h30, inaugura no ISEG a Exposição de Pintura e Literatura “A Narrativa são os Outros“, da autoria de Inês Pargana e Gonçalo M. Tavares.

A Comissão Cultural do ISEG convida todos a visitarem a exposição, que estará patente até 29 de abril, no Convento das Inglesinhas (ISEG, Edifício Quelhas, piso 3), com acesso livre durante o horário de funcionamento do ISEG.

Os contos de “O Senhor Brecht e o Sucesso” (Gonçalo M. Tavares, Relógio d’Água, 2018) são a génese inspiradora das telas pintadas por Inês Pargana. Por sua vez, Gonçalo M. Tavares apresenta um conjunto de textos inéditos, escritos a partir das pinturas da artista. Cada obra é composta por um quadro, um texto suspenso numa folha A2 e um pequeno caderno aberto A6.

Deste inefável abraço entre literatura e pintura nasceu “A Narrativa São os Outros”, uma mostra de 12 obras, das quais estarão em exposição 10 pinturas em acrílico sobre linho e 1 conjunto de 39 retratos em acrílico sobre espelho e pinho a que se juntam os respetivos textos base e inéditos, escritos propositadamente para o evento.

Com dimensões entre 95x137cm e 131x200cm, algumas telas têm a particularidade de ser interativas, proporcionando ao visitante uma abordagem sensorial e, em alguns casos, imersiva.


Sobre os autores:

Inês Pargana é artista plástica desde que se conhece. Nunca deixava o seu caderno de desenho em casa e olhava o que a rodeava de uma forma só sua. Estudou arquitetura e trabalhou no ramo durante uma década. Era feliz, mas sê-lo-ia muito mais a pintar e desenhar variadíssimas personagens que mantinha presas na sua imaginação. Seguiu o seu sonho, deixou a arquitetura e deu “vida” às mulheres que preenchiam o seu pensamento. Pinta-as mas não desvenda as suas histórias. Não são suas. Neste universo feminino, cheio de segredos, está acompanhada por tantas pessoas, que a seguem no Instagram e participam no processo criativo, desvelando, passo a passo, a história de cada personagem em cada obra interagindo com algumas, como se fossem suas. É arte partilhada entre artista e quem a revê no exposto.

Gonçalo M. Tavares é autor de uma vasta obra literária. Está traduzido em várias línguas e recebeu importantes prémios em Portugal e no estrangeiro. A obra “Senhor Brecht e o Sucesso” editada em 2018 pela Relógio D’Água conta várias histórias que serviram de partida para esta exposição. Faz parte da coleção “O Bairro”.