Sessões Solenes ou Comemorativas

Última Lição do Professor Nuno Crato

11 Mar from 11:00 to 22:30
ISEG

No próximo dia 11 de março de 2022, realiza-se no ISEG a Última Lição do Professor Nuno Crato, pelas 11h00 (Auditório CGD, Ed. Quelhas).

Terá ainda lugar, no dia 11 de março, um Jantar de Homenagem, pelas 19h30, no Salão Nobre do ISEG.

Lugares limitados. Inscrições abertas neste link.

Biografia

Nuno Crato é professor catedrático do ISEG. Licenciado em Economia no ISEG, onde obteve o seu mestrado em Métodos Matemáticos para Gestão de Empresas e doutorou-se em seguida em Matemática Aplicada, pela Universidade de Delaware, nos Estados Unidos. Aí trabalhou durante mais de uma década como investigador e professor.

Durante o seu percurso, foi professor na Universidade dos Açores, e  passou por Itália, onde foi cientista visitante do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia

Como investigador, tem trabalhado sobre modelos estocásticos e séries temporais com aplicações várias, nomeadamente em séries financeiras.

Foi presidente e coordenador científico do CEMAPRE- Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica do ISEG. Durante cinco anos organizou as conferências internacionais Arrábida “New Directions in Time Series”. Impulsionou e colabora nas conferências internacionais LESE – Lisbon Economics and Statistics of Education. Foi diretor do Internacional Institute of Forecasters.

Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática entre 2004 e 2010.

Esteve ao serviço da Universidade Técnica de Lisboa como Pró-Reitor para a Cultura Científica e como Presidente Executivo do Taguspark, em 2010, continuando sempre a lecionar no ISEG.
Interveniente ativo em debates educativos, foi ministro da Educação e Ciência, como independente, entre 2011 e 2015.

Tem-se dedicado à divulgação científica, trabalho reconhecido com dois prémios europeus. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique em 2008. Entre os seus livros mais recentes constam Data-Driven Policy Impact Evaluation (Springer 2019), O Eclipse de Einstein (CTT 2019), Improving a Country’s Education: PISA 2018 Results in 10 Countries (Springer 2021).