Cursos e Workshops

Workshop Prático de Mindfulness e Chi-Kung

13 Abr from 09:30 to 13:45
ISEG, Sala 205 - Antiga Sala Edifer (Edifício Quelhas)

Desenvolva a sua capacidade de concentração e consequentemente, a intuição, a perceção dos acontecimentos e a capacidade de decisão para as situações mais difíceis da vida. Alcance um equilíbrio entre o corpo e a mente e saiba como gerir o stress e melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Neste workshop, o professor João Carvalho das Neves (ISEG) combina teoria e prática de Mindfulness, com exercícios de gestão energética (chi-kung) com vista a melhorar a sua condição de saúde e bem-estar, dando-lhe ferramentas para a sua vida diária, havendo momentos específicos de interação para esclarecimento de questões e dúvidas. O Professor é Certified Teacher em Mindfulness Based Stress Reduction pela University of California San Diego Center for Mindfulness Professional Training Institute e Instrutor acreditado em Chi-Kung pela Escola Tradicional de Medicina Chinesa (Lisboa).

Os participantes devem preferencialmente trazer um colchão de ioga e uma pequena manta caso esteja frio (mas não é obrigatório). Cada um deve trazer alguns itens para se poder fazer uma partilha de almoço e convívio a par de questões que tenham ficado por responder (Q&A).

No final, haverá partilha de almoço e convívio para questões que tenham ficado por responder (Q&A).

9:30 – 12:30Arranque das atividades – introdução – Q&A

Abordagem de temas relativos ao Mindfulness e/ou ao Chi-Kung:  Teoria e Uma Prática Inicial

Sistema de Chi-kung: As 8 peças do brocado – forma básica de gestão energética, com efeito positivo na saúde física, mental e emocional sobretudo na capacidade gestão do stress

Sistema taoista de Chi-kung: Os 6 sons da cura – meditação baseada em sons para redução do nivel de stress e emocional, que permite melhorar o nível de chi/energia nos 5 orgãos e desta forma reforçar o sistema imunitário (“the sounds are specifically designed to release excess emotions from the tissues and organs of the body“)

Break

Body scan – Mindfulness guiado sobre o corpo – desenvolver a capacidade de atenção e redução do stress

Final inquiring e conclusão

12:30 – 13:45Almoço partilhado, convívio e Q&A finais.