Cursos e Workshops

Workshop Prático de Mindfulness e Chi-Kung

16 Mar from 09:30 to 13:45
ISEG, Sala Edifer (Edifício Quelhas)

Sábado, dia 16 de março, não perca o “Workshop Prático de Mindfulness e Chi-Kung”, no ISEG, entre as 9h30 e as 13h45 (Sala Edifer, Ed. Quelhas).

Desenvolva a sua capacidade de concentração e consequentemente, a intuição, a perceção dos acontecimentos e a capacidade de decisão para as situações mais difíceis da vida. Alcance um equilíbrio entre o corpo e a mente e saiba como gerir o stress e melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Neste workshop, o professor João Carvalho das Neves (ISEG) combina teoria e prática de Mindfulness, com exercícios de gestão energética (chi-kung) com vista a melhorar a sua condição de saúde e bem-estar, dando-lhe ferramentas para a sua vida diária, havendo momentos específicos de interação para esclarecimento de questões e dúvidas. O Professor é Certified Teacher em Mindfulness Based Stress Reduction pela University of California San Diego Center for Mindfulness Professional Training Institute e Instrutor acreditado em Chi-Kung pela Escola Tradicional de Medicina Chinesa (Lisboa) – https://cih.ucsd.edu/mbpti/mbsr-mentorship

Vagas limitadas. Para participar no workshop inscreva-se através do email: cpsilva@socius.iseg.ulisboa.pt

Os participantes devem preferencialmente trazer um colchão de ioga e uma pequena manta caso esteja frio (mas não é obrigatório). Cada um deve trazer alguns itens para se poder fazer uma partilha de almoço e convívio a par de questões que tenham ficado por responder (Q&A).

No final, haverá partilha de almoço e convívio para questões que tenham ficado por responder (Q&A).

9h30 – 12h30

• Arranque das atividades – introdução – Q&A
  • Os 7 princípios do Mindfulness
  • Os 18 movimentos do Taiji chi-kung – forma básica de gestão energética. Energia, saúde e capacidade de gerir o stress
  • Zhan Zhuang – Teoria dos cinco elementos e a postura da árvore.  Desenvolver 1) a energia vital ao nivel dos diversos orgãos; 2) reforçar a força muscular das pernas e coluna e 3) proporcionar elevada harmonia entre o corpo e a mente.

— Break —
  • Mindfulness sobre a respiração – desenvolvimento de foco e atenção
  • Body scan – mindfulness guiado sobre o corpo – desenvolver a capacidade de atenção e redução do stress

12.30 – 13.45