Eventos Culturais

Mesa Redonda e Inauguração da Exposição “MACAU em Contrastes (2010-2018)”

08 Jun from 18:00 to 20:30
Aud. 2 (2º piso) & Claustros (3º piso)

No dia 8 de junho, tem lugar nos Claustros do ISEG a inauguração da exposição de fotografia “MACAU em Contrastes (2010-2018)”, da autoria de Marisa C. Gaspar, antropóloga e investigadora do SOCIUS/CSG-ISEG, Universidade de Lisboa.

A inauguração realiza-se pelas 19h30, no piso 3 do Edifício Quelhas e estará patente até dia 30 de junho.

“Macau em Contrastes (2010-2018)” é uma mostra do vasto espólio fotográfico que a antropóloga e investigadora foi recolhendo ao longo dos seus vários trabalhos de campo etnográficos em Macau. A exposição é itinerante e insere-se nas atividades de disseminação do seu projeto de pós-doutoramento “Comer e Poder: A Economia da Cultura em Macau”, acolhido pelo SOCIUS/CSG-ISEG, tendo por objetivo retratar e comunicar ao público em geral a investigação etnográfica ali desenvolvida entre os anos de 2010 e 2018.

A anteceder a inauguração da exposição, terá lugar no dia 8 de junho, pelas 18h00, no Auditório 2 do ISEG (piso 2 do Edifício Quelhas), uma Mesa-Redonda na qual será abordada a temática da exposição de fotografia. O evento é apoiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (UID/04521/2020), e contará com a presença de Sara Falcão Casaca (professora do ISEG e presidente SOCIUS/CSG-ISEG, Universidade de Lisboa) e de Marisa C. Gaspar (SOCIUS/CSG-ISEG, Universidade de Lisboa) e com a participação dos convidados, Andreia Silva (jornalista no Hoje Macau), Fernanda Ilhéu (professora do ISEG, Universidade de Lisboa e presidente da Associação Amigos da Nova Rota da Seda), Énio Souza (investigador no Instituto de Etnomusicologia, Universidade NOVA de Lisboa) e Carlos Fraga e Helena Madeira (produtores, LivreMeio Produções) e Isabel Nunes (pintora).

Entrada livre.

Notas biográficas dos convidados da Mesa-Redonda:

Andreia Silva, Jornalista Hoje Macau
Andreia Silva é formada em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e depois de 11 anos a viver em Macau reside atualmente em Portugal, trabalhando como correspondente do diário Hoje Macau. Frequenta um mestrado em História Contemporânea e investigar a história de Macau é uma das suas paixões.

Fernanda Ilhéu, Professora ISEG
Fez toda a sua carreira na área de negócios internacionais tendo vivido 18 anos em Macau, onde ocupou lugares de responsabilidade, quer no sector público quer no sector privado. Foi também docente em tempo parcial na Universidade de Macau desde 1982 até 1996. Na sua carreira académica que exerce desde 1972 tem lecionado e coordenado várias unidades e programas curriculares quer nas áreas de economia quer de gestão com destaque para os negócios e marketing internacional e a economia e negócios na China e economia Ásia-Pacífico.

Carlos Fraga e Helena Madeira, Produtores LivreMeio
Realizador e sócia-gerente da Livremeio – Produtora Audiovisual. Entre a sua produção de documentários destaca-se a realização, entre 2015 e outubro de 2019, de uma série de seis documentários intitulada “Macau, 20 anos depois”, rodados entre Macau e Lisboa, com várias projeções em sala e emissões na RTP.

Énio Souza, investigador na área da música tradicional chinesa
Investigador e aluno de doutoramento no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). É coordenador da conferência anual Chinese Music and Musical Instruments.Foi responsável do serviço educativo no Museu do Centro Científico e cultural de Macau em Lisboa. Trabalhou no Instituto Cultural de Macau em vários projetos de artes performativas e musicais durante 16 anos.

Isabel Nunes, pintora
Licenciada em História, opção História de Arte, pela Universidade Nova de Lisboa. Frequentou o Curso de Pintura da Academia de Artes Visuais de Macau (1991/1993) onde viveu durante 5 anos. Tem realizado várias exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro e encontra-se representada em diversas coleções públicas e privadas em Portugal, Macau e Reino Unido.