História

O ISEG é a primeira escola portuguesa de economia e gestão e faz parte da maior e mais reconhecida universidade do país, a Universidade de Lisboa, ou ULisboa.

1759

Oficialmente fundado em 1911, a história do ISEG remonta à Aula do Comércio, criada em 1759, por ordem do Marquês de Pombal, para proporcionar um curso de nível secundário que visava formar pessoal para tarefas de natureza técnica nas atividades comerciais.

1844

A Aula do Comércio foi transformada na Escola do Comércio, no Liceu de Lisboa, sendo posteriormente integrada no Instituto Industrial de Lisboa em 1869. A partir de então passou a denominar-se Instituto Industrial e Comercial de Lisboa.

1911

O Instituto Industrial e Comercial de Lisboa deu origem a duas escolas superiores: o Instituto Superior Técnico e o Instituto Superior de Comércio. Esta instituição começou a funcionar em 1913, lecionando três cursos de ensino superior: o curso Aduaneiro, o curso Consular e o curso de Comércio. Em 1915, o curso de Finanças foi adicionado a estes.

1930

O Instituto Superior de Comércio foi integrado na Universidade Técnica de Lisboa, passando a designar-se por Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, ou ISCEF.

1949

Houve uma profunda alteração dos planos de estudos, tendo os cursos Aduaneiro, Consular, de Comércio e de Finanças sido substituídos pelos cursos de licenciatura em Economia e em Finanças. No seguimento da mesma reforma, passou a existir uma especialização entre o grau de doutor em Economia e o grau de doutor em Finanças, conferidos após provas públicas de defesa de uma dissertação e de exame sobre matérias sorteadas entre temas anunciados pelo Instituto.

1972

O ISCEF muda a sua designação para Instituto Superior de Economia, como parte de uma nova reforma dos planos de estudos, na qual se substituiu o curso de licenciatura em Finanças pelo curso de licenciatura em Organização e Gestão de Empresas. Este último curso foi revisto em 1976 e novamente em 1986 e a partir desse ano passou a ser designado por curso de licenciatura em Gestão.

1979

Iniciou-se o ensino de pós-graduação, com o curso de Métodos Matemáticos para Economia e Gestão de Empresas. Em 1981, foi criado o mestrado em Economia. Em 1983, foram criados os mestrados em Métodos Matemáticos para Economia e Gestão de Empresas e em Organização e Gestão de Empresas, tendo ambos mudado de nome para Matemática Aplicada à Economia e Gestão e Gestão, respetivamente. Nos doutoramentos, passou a conferir-se o grau de doutor em Gestão.

1989

Na sequência da aprovação da Lei de Autonomia Universitária, os estatutos da Universidade Técnica de Lisboa alteraram a denominação do Instituto Superior de Economia para Instituto Superior de Economia e Gestão, o atual ISEG. Em 1990, foi criado o curso de licenciatura em Matemática Aplicada à Economia e Gestão.

1990’s

Ao longo dos anos 90, foram criados cursos de pós-graduação e mestrados em Atuariado, Gestão, Economia e Finanças. Durante esta década, às previamente estabelecidas especialidades de doutoramento em Economia e Gestão foram acrescentadas as de Matemática Aplicada à Economia e Gestão, História Económica e Social e Sociologia Económica e das Organizações.

Acreditação do MBA do ISEG pela AMBA – Association of MBAs.

2013

O ISEG foi integrado na nova Universidade de Lisboa, que resultou da fusão da antiga Universidade de Lisboa com a Universidade Técnica de Lisboa.

2015 – 2018

De 2015 a 2018, as licenciaturas em Gestão, Economia e Finanças passaram a ser ministradas em inglês.

O ISEG obteve a acreditação AACSB.

2020

O Mestrado em Finanças entrou pela primeira vez no Financial Times Global Rankings.

2022

O ISEG entrou pela primeira vez no ranking de Best European Business Schools do Financial Times Global Rankings.
O ISEG Executive Education entrou pela primeira vez no ranking Best Executive Education do Financial Times Global Rankings.

Quadro de Honra

Conheça todos os alunos que concluíram a licenciatura com média igual ou superior a 16 valores.

Quadro de Honra ISEG