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Secretaria das Licenciaturas

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Processo de Bolonha Link

No âmbito da Estratégia de Lisboa o relatório sobre os progressos rumo aos objectivos de Lisboa demonstra que estes não estão a ser conseguidos, nomeadamente no que se refere à participação dos adultos na aprendizagem ao longo da vida. Por outro lado, foi reconhecida a necessidade de dotar os jovens de competências essenciais pertinentes e de melhorar os seus níveis de desempenho escolar, no quadro das orientações para o Crescimento e o Emprego da União Europeia.

Desta forma, a introdução do conceito de aprender a aprender refere-se à capacidade de iniciar e prosseguir uma aprendizagem, de organizar a sua própria aprendizagem, inclusive através de uma gestão eficaz do tempo e da informação, tanto individualmente como em grupo. Esta competência implica também que o indivíduo tenha consciência do seu próprio método de aprendizagem e das suas próprias necessidades, identificando as oportunidades disponíveis, e que tenha a capacidade de ultrapassar os obstáculos para uma aprendizagem bem sucedida. Esta competência significa adquirir, processar e assimilar novos conhecimentos e aptidões e saber procurar e fazer uso de aconselhamento.

Aprender a aprender obriga os aprendentes a apoiarem-se nas experiências de vida e de aprendizagem anteriores a fim de aplicarem os novos conhecimentos e aptidões em contextos variados - em casa, no trabalho, na educação e na formação.

A motivação e a confiança são elementos fundamentais para a aquisição desta competência.