Google

Secretaria das Licenciaturas

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Processo de Bolonha Link

O ECTS - Sistema Europeu de Transferência de Créditos (sigla do nome em inglês, European Credit Transfer System) - é um instrumento cuja finalidade é criar transparência, estabelecer condições de aproximação entre Instituições do Ensino Superior e ampliar as opções propostas aos estudantes para o seu período de estudos no estrangeiro.

O ECTS foi desenvolvido pela Comissão Europeia no sentido de estabelecer procedimentos comuns que permitam garantir o reconhecimento académico de estudos realizados no estrangeiro. Permite ainda medir e comparar resultados académicos e transferi-los de uma instituição para outra.

É um sistema em que os créditos são proporcionais ao trabalho total do estudante (workload) e não ao número de horas de aulas.

Os créditos ECTS representam, na forma de um valor (entre 1 e 60) atribuído a cada unidade de curso, o volume de trabalho do estudante, exprimindo unicamente a parcela que cada unidade de curso representa em relação ao volume total de trabalho necessário para concluir com êxito um ano de estudos completo: aulas, trabalhos práticos, seminários, preparação de relatórios, pesquisa bibliográfica, trabalho individual e exames ou outras formas de avaliação.

Cada ano letivo de qualquer plano de estudos corresponde a um total de 60 créditos ECTS, por isso:
- 30 créditos ECTS equivalem, regra geral, a 1 semestre;
- 60 créditos ECTS representam o volume académico de 1 ano de estudos.