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Sandra Oliveira

Professor Auxiliar
Departamento
Gestão
Área Científica
Gestão Estratégica e Marketing
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Biografia

Sandra Miranda de Oliveira é Professora Auxiliar no ISEG – Faculdade de Economia e Gestão de Lisboa da Universidade de Lisboa. Co-coordena o mestrado em marketing e a Pós-Graduação em Marketing Management. Os seus interesses de investigação concentram-se em consumo sustentável, psicologia do consumidor, branding e outros tópicos. A sua investigação aparece em revistas académicas revistas por pares, como Psychology & Marketing, Technological Forecasting & Social Change e Journal of Business Research. Está envolvida em diversos projetos de investigação científica e participa ativamente em conferências científicas. A sua associação à American Marketing Association e à Association for Consumer Research como membro permite a interação com académicos da área de marketing. Ajudou a organizar a 7ª Global Innovation and Knowledge Academy Conference (GIKA), organizada pelo ISEG (Portugal, 2017), e é atualmente co-presidente da 15ª European Marketing Academy Regional Conference 2024. É revisor do European Journal of Management Studies (EJMS).

Educação

2020 Philosophiae Doctor , Sciences de Gestion, Gestão Estratégica e Marketing
ISEG - Lisbon School of Economics & Management (Portugal)
2006 Mestrado em Business Administration (MBA)
Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
1998 Licenciatura em Economia com especialização em Gestão de Empresas
Facul. de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

Publicações e Citações

Proceedings from scholarly meetings
Ano Título / Publicação Link
2023 Understanding Online Shopping Well-Being and WOM: The Role of Motivations and Emotions
Global Marketing Conference Proceedings
Ver
2021 How perfectionism traits affect the willingness to offer positive word-of-mouth in face-to-face contexts: The mediating role of perceived social risk
Advance/CSG, ISEG, Universidade de Lisboa
2019 Candidate job search journey dos millennials em Portugal: Um estudo exploratório qualitativo
2ª Conferência Internacional de GRH em Língua Portuguesa
Ver
2018 Perceived service quality and customer satisfaction: A fuzzy set QCA approach in the railway sector
Global Innovation and Knowledge Academy (GIKA 2017) proocedings
Ver
2017 Perceived service quality and customer satisfaction: A fuzzy set QCA approach in the railway sector
Thomson Reuters
Ver
Journal article
Ano Título / Publicação Link
2024 To buy or not to buy? The impulse buying dilemma in livestream shopping
Psychology and Marketing
Ver
2023 Addiction to social networking sites: Motivations, flow, and sense of belonging at the root of addiction
Technological Forecasting and Social Change
Ver
2021 An integrated model of factors affecting consumer attitudes and intentions towards youtuber-generated product content
Review of Managerial Science
Ver
2020 The job search journey of portuguese millennials: A qualitative exploratory study
European Journal of Management Studies
Ver
2018 Perceived service quality and customer satisfaction: A fuzzy set QCA approach in the railway sector
Journal of Business Research
Ver
Chapter
Ano Título / Publicação Link
2017 Fatores culturais em processos de fusão e aquisição.
Atual / Almedina
Ver
Paper presented at academic or professional meetings
Ano Título / Publicação Link
2023 The influence of storytelling on the image of a tourist destination: The role of narrative transport, enjoyment, and sense of presence
Ver
2023 Understanding Online Shopping Well-Being and WOM: The Role of Motivations and Emotions
Ver
2021 How perfectionism traits affect the willingness to offer positive word-of-mouth in face-to-face contexts: The mediating role of perceived social risk
Ver
2019 Candidate job search journey dos millennials em Portugal: Um estudo exploratório qualitativo
Others contributions
Ano Título / Publicação Link
2018 No âmbito da disciplina de Marketing Operacional da Licenciatura em Gestão, apresentação e discussão do Caso CEGE - Centro de Estudos de Gestão do ISEG com a presença do orador convidado Drº Ricardo Marino, responsável pelas áreas admnistrativa e financeira.
ISEG
2018 No âmbito da disciplina de Marketing Operacional da Licenciatura em Gestão, apresentação e discussão do Caso “L’Oreal”, com a presença da oradora convidada Drª Teresa Roque Esteves , Head of Business Development da L'Oreal, para ilustrar os desafios no retalho no setor dos produtos de beleza e cuidados pessoais.
ISEG
2018 No âmbito da disciplina de Marketing Operacional da Licenciatura em Gestão, apresentação e discussão do Caso “Pequeno Almoço McDonalds”, premiado na edição de 2016 dos Prémios à Eficácia da Comunicação, com o prémio Ouro na categoria Distribuição e Restauração e com o prémio prata na categoria Utilização Criativa de Meios, com a presença das oradoras convidados Drª Filipa Soares, Diretora de Planeamento Estratégico da agência de publicidade TBWA/BBDO, e da Drª Joana Heitor, responsável da conta da Mc Donald
ISEG
2018 No âmbito da disciplina de Marketing Operacional da Licenciatura em Gestão, apresentação e discussão do tópico " Market Research e Gestão de Audiências” com a presença do orador convidado Dr. Vitor Cabeça, Diretor-Adjunto para a Área de Internet, da Direção de Estudos de Meios da Marktest.
ISEG
2018 No âmbito da disciplina de Marketing Estratégico da Licenciatura em Gestão, apresentação e discussão do tópico " Metodologias e Técnicas de Market Research” com a presença da oradora convidada Drª Teresa Veloso, CEO da Kantar TNS Portugal.
ISEG
2018 No âmbito da disciplina de Marketing Estratégico da Licenciatura em Gestão, apresentação e discussão do Caso “Lançamento Leite de Pastagem”, premiado na edição de 2017 dos Prémios à Eficácia da Comunicação, com o galardão Ouro na categoria Alimentação e Bebidas e vencedor do Grande Prémio à Eficácia 2017, com a presença dos oradores convidadas Paula Gomes (Dir. Geral), Paula Amaral (Dir. Marketing) da Bel/Terra Nostra e da Maria do Carmo Silveira, Dir. de Planeamento Estratégico da Young & Rubicam
ISEG
2018 No âmbito da disciplina de Marketing Estratégico da Licenciatura em Gestão, apresentação e discussão do Caso " Estratégia de Marketing da FNAC Portugal” com a presença da oradora convidada Drª Inês Condeço, Diretora de Marketing da FNAC Portugal.
ISEG

Ensino

Semester Curso Graduação Coordenação
Investigação em Gestão Estratégica e Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão No
Metodologias de Investigação Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing No
Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Operational Marketing Licenciatura Bolonha em Management - Management, Licenciatura Bolonha em Economics - Economics Yes
Investigação em Gestão Estratégica e Marketing Doutoramento Bolonha em Gestão - Gestão No
Marketing Mestrado Bolonha em Direito e Gestão - Direito e Gestão Yes
Comportamento de Mercados e Gestão de Marcas Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing de Serviços Mestrado Bolonha em Management - Management, Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia Yes
Metodologias de Investigação Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Metodologias de Investigação Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Estratégico Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Finanças - Finanças, Licenciatura Bolonha em Finance - Finance No
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Finance - Finance No
Metodologias de Investigação Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Strategic Marketing Licenciatura Bolonha em Management - Management, Licenciatura Bolonha em Economics - Economics Yes
Marketing Estratégico Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia, Licenciatura Bolonha em Finanças - Finanças Yes
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia No
Metodologias de Investigação Mestrado Bolonha em Marketing - Marketing Yes
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia No
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Estudos Gerais - Estudos Gerais, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia No
Marketing Estratégico Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia No
Marketing Estratégico Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia No
Marketing Operacional Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia No
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Marketing Estratégico Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão - Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Licenciatura Bolonha em Gestão - Gestão, Licenciatura Bolonha em Economia - Economia No

Ano Aluno / Título / Instituição Tipo Link
2022/2023 YUHUAN ZHU
O Impacto das Características do Livestreamer e dos Bullet-screen Comments na Compra por Impulso.
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 MAN I LEI
AS INFLUÊNCIAS DA PUBLICIDADE EM MEDIAS SOCIAIS NA INTENÇÃO DE COMPRA, NO CONTEXTO DE XIAOHONGSHU
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 CATARINA SOFIA FIGUEIRA RODRIGUES PÃO
O impacto de Atos de Fala Expressivos na Intenção de Compra e na Intenção de Seguir um Influencer
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 ANA SOFIA GONÇALVES FERREIRA
O Impacto da Realidade Aumentada na Perceção Sensorial e na Intenção de Compra do Consumidor de Cosméticos
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 MARIA REBELO DE ANDRADE GALVÃO NAZARÉ
Realidade Aumentada em Menus de Restaurantes: Impacto na Intenção de Compra e na Percepção Sensorial
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 JOANA FONSECA MACHADO
A Importância da Autenticidade no Tiktok: Efeitos na Felicidade, Satisfação com a Vida e Estima Proporcionada Pelos Vídeos
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 MARIANA RODRIGUES DE MIRANDA CASTRO COELHO
O Papel do Ativismo de Marca na Reputação das Marcas
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 MARIA EUNICE GODINHO XAVIER DIAS
#FILMISNOTDEAD: Uma Análise Comparativa das Postagens de Fotografias Analógicas e Digitais nas Redes Sociais
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 BEATRIZ MARIA BUGIA DE FONSECA
Femvertising: Efeitos no Brand Engagement e no Emotional Brand Attachment
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 TOMAS DE SOUSA CABRAL CARDOSO SILVA
A Influência do Menvertising na Atitude e na Intenção de Compra dos Homens em Relação à Marca
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 MARTA BELO RIBEIRO CARDOSO NEVES
A Influência do Ativismo de Marca Ambiental na Atitude e Engagement do Consumidor
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 BEATRIZ MARIANI LORGA
O Efeito do Co-branding “Masstige” na Intenção de Compra e na Geração de Word-of-Mouth pelo Consumidor
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 LARA ISABEL PALMA SANTOS
Influência da Interação Humano-IA no Comportamento Antiético do Jogador de Videojogos
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2022/2023 LARA BERNARDO DOS SANTOS
Fatores que influenciam a descontinuação de aplicações gamificadas de aprendizagem de línguas
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 JOÃO MIGUEL SIMÕES PEDRO
O Impacto da Nostalgia na Perceção de Valor e nas Intenções de Compra de Discos de Vinil
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 FRANCISCO LOURENÇO ALMEIDA DE ARAÚJO
Paralinguagem Textual: Efeitos no Engagement do Consumidor e nas Perceções da Marca
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 ZHOU XINYUE
Motivações para uma Vida Minimalista e os Impactos no Consumo
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 LAURA MARIA NETO DE VIVEIROS AMARAL PEREIRA
A Influência do Materialismo nas Atitudes e na Aceitação do Product Placement pelos Consumidores
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 ANA CATARINA FILIPE PARREIRO
Poderão as Compras Online Criar Bem-Estar no Consumidor? O Papel Mediador das Emoções Positivas e Negativas
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 MARIANA DE ROSA MENDES
Efeitos no Consumidor da Personalização Online: As Promoções e Recomendações
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 ANA CLARA DA SILVA RODRIGUES
A Influência no Consumo por Status das Motivações Internas e Externas
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 JOANA FILIPA DUARTE MENDES
A Escolha de um Hotel Ecológico: Da Intenção ao Comportamento
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 MARIANA DOS SANTOS COSTA
O Impacto das Emoções na Intenção de Compra de Roupa Sustentável e na Disponibilidade para Pagar um Preço Mais Elevado
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 INÊS CRUZ ÁLVARES DOS SANTOS
Antecedentes Individuais da Reciclagem e do Consumo de Alimentos Sustentáveis
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 CAROLINA SARAIVA MARQUES DIOGO HENRIQUES
Hábitos e Comportamentos do Consumidor de Moda Sustentável
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 ANA ISABEL LAGOS SILVA
A Influência do Storytelling na Imagem de um Destino Turístico
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 MARIA CATARINA BARRETO DE ARAÚJO
As Múltiplas Experiências nos Centros Comerciais e os seus Efeitos na Lealdade e no Word-of-Mouth do Consumidor
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 INÊS ISABEL PEREIRA SANTOS
A Influência das Estratégias de Marketing-Mix Verde no Capital da Marca e na Satisfação do Consumidor
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2021/2022 SUN YIYAO
ANTECEDENTES DA INTENÇÃO DE COMPRA DE PRODUTOS QUE USAM NA SUA OFERTA DE MARKETING ELEMENTOS DA SUBCULTURA ANIME, COMIC & GAME (ACG)
Instituto Superior de Economia e Gestão
Master Ver
2020/2021 JOÃO MIGUEL SIMÕES PEDRO
O impacto da nostalgia histórica na perceção de valor e hábitos de consumo de música dos millennials e da geração z
Master
2020/2021 LAURA MARIA NETO DE VIVEIROS AMARAL PEREIRA
Product placement: Percepções, atitudes e opiniões dos Millennials e a influência no seu comportamento
Master
2020/2021 DANIELA SOFIA MARQUES TRAVASSOS
O comportamento de Binge Watching: A transição da Vida de Estudante para a Vida Profissional
Master Ver
2020/2021 ANA CLÁUDIA TAVARES FERREIRA
O PAPEL DAS EMOÇÕES NEGATIVAS NA ADOÇÃO DE COMPORTAMENTOS AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEIS
Master Ver
2020/2021 INÊS SOFIA CABRAL TRIGO
DEPENDÊNCIA DA APLICAÇÃO TIKTOK: MOTIVAÇÕES, PERSONALIDADE, FLOW E SENTIMENTO DE PERTENÇA NA ORIGEM DO VÍCIO
Master Ver
2020/2021 SUN YIYAO
Autoconceito, consciência valor, sentimento de comunidade e fidelidade à marca: Um estudo dos consumidores da geração z no contexto da subcultura cibernética na China
Master
2020/2021 TU XIANGJIN
A influência do Live Streaming na Compra por Impulso
Master Ver
2020/2021 MIGUEL SAMPAIO DE ANDRADE MOTA DE SOUSA
OS ESTEREÓTIPOS NOS FESTIVAIS DE MÚSICA
Master Ver
2020/2021 SARA CAROLINA CARNEIRO DE SÁ CERQUEIRA
Perceber o apelo dos podcasts de humor: Uma perspectiva de usos e gratificações
Master Ver
2017/2018 JOANA MARQUES DOS SANTOS
A Relação entre a Reputação Corporativa e o Employer Attractiveness
Master Ver
2017/2018 CAROLINA FREITAS TELO DUARTE
CANDIDATE JOURNEY DA GERAÇÃO MILLENNIAL
Master Ver
2017/2018 CLÁUDIA ISABEL DORES SANTOS
Resistência do Consumidor à Adoção de Novas Tecnologias: O Caso dos E-books
Master Ver
2017/2018 ANA DE MELO BENTO DE MATOS
PLANO DE MARKETING ESTRATÉGICO PARA A ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS ASSOCIAÇÃO GAP YEAR PORTUGAL
Master Ver
2017/2018 ANA SOFIA DOS SANTOS FERREIRA MACHADO
ANTECEDENTES E CONSEQUENTES DO CONSUMER ENGAGEMENT COM PÁGINAS DE MARCAS NA REDE SOCIAL INSTAGRAM
Master Ver
2017/2018 BÁRBARA RAFAELA PEREIRA SILVA
FATORES MOTIVACIONAIS INDIVIDUAIS E RELACIONAIS QUE INFLUENCIAM O EWOM ENGAGEMENT NA REDE SOCIAL INSTAGRAM
Master Ver
2017/2018 PATRÍCIA ALEXANDRA FALARDO NÉGRIER DA CUNHA
ANTECEDENTES E CONSEQUENTES DA CREDIBILIDADE E DA UTILIDADE DO CONTEÚDO PRODUZIDO PELOS YOUTUBERS
Master Ver
2016/2017 MARIA MAFALDA DA CUNHA XARA-BRASIL
Plano de desenvolvimento e lançamento de um menu para crianças para a cadeia de restauração Noori
Master Ver
2016/2017 RAQUEL MARIA CARVALHO TEIXEIRA DE SOUSA GIL
Plano de Marketing para a Empresa Pizzamóvel
Master Ver
2016/2017 LUÍSA SÁ ALMEIDA
A prática de Community Manager e Social Media Manager: Casos em Portugal
Master Ver
2013/2014 ANDREIA CRISTINA FIGUEIREDO LOPES
Plano de Social Media Marketing para a TAP Portugal
Master Ver
2013/2014 MARISA DA COSTA NOBRE
PLANEAMENTO EM SOCIAL MEDIA: ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE SOCIAL MEDIA MARKETING PARA A MARCA LOVELAB
Master Ver
2013/2014 CATARINA DUARTE FERREIRA DA SILVA
PLANEAMENTO EM SOCIAL MEDIA: ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE SOCIAL MEDIA MARKETING PARA A EMPRESA THE BAKERY CROSSFIT
Master Ver

Experiência Profissional

Nome / Descrição Data Organização
Coordenadora do Mestrado em Marketing
2022 ISEG
Membro da Comissão Executiva do Departamento de Gestão
2022 ISEG
Coordenadora da Pós-graduação de Marketing Management
2022